O ALAÚDE DE GASSIRE E A REDESCOBERTA DE UAGADU A PARTIR DE LEO FROBENIUS
UMA ANÁLISE SOBRE OS INSTRUMENTOS MUSICAIS MÍTICOS DOS SONINQUÊ
Palabras clave:
Contos Míticos Soninquê; Etnomusicologia; Oralidade das Práticas e dos Saberes”.Resumen
O presente estudo tem por objetivo analisar os usos dos instrumentos musicais para o povo soninquê, mais precisamente do alaúde e do tambor. Para a presente análise, tomamos como ponto de partida os entrelaçamentos epistemológicos entre mitologia, etnomusicologia e história. A partir dessas três áreas do conhecimento, discutiremos os mitos “O alaúde de Gassire” e “A Redescoberta de Uagadu”, ambos retirados das transcrições feitas por Leo Frobenius. Os usos desses mitos, enquanto fontes históricas, nos permitirão analisar os usos dos instrumentos musicais em determinadas circunstâncias pelos soninquê. Com isso, o alaúde aparece como a principal ferramenta de um griô, sendo seguido pela vocalização, ao passo que o tambor, em especial o Tabele, era usado para questões belicosas.