Abordagem sócio-histórica de Vygotsky: fundamentos e implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira

Autores

  • Lailce Sampaio de Aragão Torres Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Cristina Almeida Simon Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v3i1.972

Palavras-chave:

Abordagem sócio-histórica, Ensino-aprendizagem, Língua Estrangeira, Professor crítico

Resumo

Com base na apresentação das principais ideias da abordagem sócio-histórica da aprendizagem na teoria de Vygotsky e suas implicações para o ensino, este texto objetiva discutir como essas ideias, articuladas com a Abordagem Comunicativa e os Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira podem constituir-se em referenciais para a compreensão do ensino-aprendizagem em Língua Estrangeira. Para isso utilizou-se da revisão bibliográfica de alguns dos textos do autor, bem como os de outros estudiosos dessa teoria apresentando, inicialmente, a contextualização da sua história de vida; em seguida, aspectos da natureza sóciohistórico- cultural da aprendizagem e desenvolvimento humano e suas contribuições para a prática docente. Por fim, a análise das orientações da Abordagem Comunicativa e dos PCN’s - LE, destacando-se o papel do professor. A partir destes pontos de vista, espera-se que tais conhecimentos contribuam para uma reflexão crítica em prol da melhoria da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.06.2013

Como Citar

TORRES, L. S. de A.; SIMON, A. C. A. Abordagem sócio-histórica de Vygotsky: fundamentos e implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 3, n. 1, p. 5, 2013. DOI: 10.69969/revistababel.v3i1.972. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/972. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

RESUMOS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO