Bem vindo à oblivia: análise da ideologia de Katy Perry em Chained to the Rhythm

Autores

  • Caio Matheus de Jesus Pinheiro Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v8i2.5238

Palavras-chave:

Sociedade, Pop music, Mídia, Pós-modernidade, Protesto

Resumo

O mundo da música pop não está ligado aos problemas políticos e sociais da atual sociedade. É comum que canções desse gênero tragam temas como festa, sexo e relacionamentos amorosos, Katy Perry se encaixava nessa categoria, mas ao lançar Chained to the Rhythm, primeiro single do seu álbum, a cantora se torna uma das atuais cantoras do gênero a se rebelar e tentar criar uma ponte entre música pop e os problemas da sociedade moderna, que segundo a cantora, encontra-se presa no conforto e na ilusão. Este trabalho apresenta um breve apanhado das canções de protesto e faz uma análise da letra, lyric vídeo e videoclipe que ironizam diversas questões da atual sociedade, argumentação esta que abordará teóricos como Zygmunt Bauman, Leonidas Donskis e outros.

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Biografia do Autor

Caio Matheus de Jesus Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia

Graduando no Curso de Letras, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) –Campus V.

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Publicado

16.12.2018

Como Citar

PINHEIRO, C. M. de J. Bem vindo à oblivia: análise da ideologia de Katy Perry em Chained to the Rhythm. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 2, p. 1–20, 2018. DOI: 10.69969/revistababel.v8i2.5238. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/5238. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE