Educação Linguística Crítica e Tecnologia: Novas formas de pensamentos e construção de saberes

Autores

Palavras-chave:

Educação Linguística, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Decolonialidade

Resumo

Neste artigo discutiremos algumas possibilidades que as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) oferecem à educação linguística crítica. A ampliação do uso das TDIC em diversas situações cotidianas e a forte influência do meio digital no mundo globalizado reivindicam a construção de novas maneiras de lidar com o conhecimento e a informação. A tecnologia tem o potencial de facilitar o contato com novas culturas, cosmovisões e conhecimentos, suspendendo as fronteiras geográficas – o que demanda um manejo crítico e consciente das ferramentas digitais. Na relação entre escola e sociedade, por sua vez, promover um letramento digital tem se tornado uma questão de cidadania, visando que os alunos desenvolvam as competências necessárias para transitar no ciberespaço de forma eficiente. Logo, a inclusão das tecnologias digitais no processo educativo se mostra urgente, bem como o uso de práticas educativas mais dinâmicas e dialógicas. Dessa forma, vemos no uso pedagógico das TDIC o potencial para inverter a lógica do paradigma moderno-colonial, em que o conhecimento segue um fluxo unidirecional, do professor para os alunos, visando, por fim, fomentar a autonomia e a horizontalidade no processo de ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoline Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Mestra e Doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (IBPEX), graduada em Letras com Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Feira de Santana; Professora permanente do curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol da Universidade Estadual de Feira de Santana; Integrante do Grupo de Pesquisa DECOLIDE (Decolonialidade, Linguagem, Identidade, Educação) (UFBA/CNPq). Se dedica a estudos e orienta trabalhos discentes no campo da Linguística Aplicada; Formação de professores e ensino de língua estrangeira e Ensino de línguas mediado por tecnologias.

Mariana Schulz, Universidade Federal de Pernambuco

Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bolsista CNPq, graduada em Letras com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participante do Groupe d’études francophones d’acquisition de langue et de littérature (GEFALL/UFPE) na linha de pesquisa sobre didáticas de línguas. Realiza pesquisas na área de Linguística Aplicada com enfoque no ensino-aprendizado de inglês como língua internacional e ensino de línguas estrangeiras a partir do uso de tecnologias digitais.

Referências

BAPTISTA, L. M. T. R. Construção identitária e crenças em torno da profissionalização docente por parte de futuros professores de espanhol: Uma incursão inicial. In: SIMÕES, D.M.P. FIGUEIREDO, F.J.Q. (Org) Contribuições da Linguística Aplicada para o professor de línguas. Campinas,SP. Pontes, 2015

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BRAGA, D. B. Tecnologia e participação social no processo de produção e consumo de bens culturais: novas possibilidades trazidas pelas práticas letradas digitais mediadas pela internet. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 49, n. 2, p. 373–391, 2010.

COSCARELLI, Carla Viana. Da leitura do hipertexto: um diálogo com Rouet et alii. In: ARAÚJO, Júlio César; BIASI-RODRIGUES, Bernardete. Interação na Internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 109-123.

DUBOC, A. P. M.; FORTES, O. B. S. Superdiversidade, linguagem e sociedade: questões em curso. Entrevista com Jan Blommaert e Massimiliano Spotti (Tilburg University). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019.

FERRAZ, Daniel. Educação Linguística e transdisciplinariedade. In: PESSOA, Rosane; SILVESTRE, Viviane Pires Viana; MONTE MÓR, Walkíria (Org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de palavras, 2018.

GIDDENS, A. Social Theory and Modern Sociology.Cambridge: Polity Press,1987.

MENDES, E. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entre culturas”. In: ORTIZ ALVAREZ, M. L.; SILVA, K. A. da (Org.). Linguística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2007. p. 119-140.

MENDES, Edleise. Aprender a ser e a viver com o outro: materiais didáticos interculturais para o ensino de português LE/L2. In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, D. S. P. Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 355-378.

MENDES, Edleise. A avaliação como prática Intercultural. Córdova: Abralin, 09 out. 2020. 1 vídeo (1h:20min:25s) [Live]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MPqlKAYrQJU>. Acesso em: 02 jan. 2023.

MENDES, Edleise. Educação Linguística Intercultural. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris (Orgs.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.

MILL, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luis Roberto; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010

PEREIRA, Eliúde Costa. Tecnologia educacional e letramento digital: um estudo de caso de vários contextos de uma escola pública. 2014. 296f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.

PEREIRA, Fernanda Mota. Uma perspectiva decolonial sobre o uso de tecnologias para o ensino de inglês. Ilha do Desterro; Florianópolis Vol. 74, Ed. 3, (Sep-Dec 2021): p. 227-246. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80044

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ROSA, P. A. A PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: NOVOS DESAFIOS, VELHAS QUESTÕES. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 68, p. 372–393, 2020. DOI: 10.9771/ell.v0i68.39018.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 1. 223p.

WALSH, C. Interculturalidad, conocimientos y decolonialidad. Signo y Pensamiento, Bogotá, vol. XXIV, núm. 46, jan.-jun., pp. 39-50, 2005.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, colonialidad y educación. Revista Educación y Pedagogía, vol. 19, n. 48, mai.-ago., 2007

Publicado

2023-12-30

Como Citar

SANTOS, K.; SCHULZ, M. Educação Linguística Crítica e Tecnologia: Novas formas de pensamentos e construção de saberes. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e17203, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/17203. Acesso em: 28 abr. 2024.