O cinema no ensino de língua inglesa baseado em tarefas: o desenvolvimento de um ciclo de tarefas utilizando o gênero filme-carta
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v11i.12851Palavras-chave:
Cinema, Ciclo de Tarefas, Ensino de Língua InglesaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento de um ciclo de tarefas (ELLIS, 2003, 2006), que busca trabalhar com o cinema em sala de aula de língua inglesa. Acredita-se que o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) possa auxiliar a explorar o cinema em sala de aula de maneira a potencializar o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos aprendizes de língua inglesa. Para tanto, foi escolhido o gênero cinematográfico filme-carta que compôs a tarefa principal do ciclo, servindo também como base para a sua criação. Após desenvolvido, o ciclo foi avaliado por (futuros) professores de Letras Inglês acerca da sua aplicabilidade. Os resultados desta pesquisa nos ajudaram a entender os potenciais do ELBT no ensino de língua inglesa e, ainda, analisar a eficácia do uso do cinema como uma ferramenta pedagógica a partir da abordagem de tarefas.
Downloads
Referências
AFONSO, Joseline. What role do tasks play in an EFL environment? Unfolding 9th grade learners’ perception on the implementation of a cycle of tasks in the first chapter of ‘Harry Potter and The Sorcerer’s Stone’,. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Inglês, UFSC. Florianópolis, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169076>. Acesso em 22 dez. 2021.
ARAUJO, Alda Regina de; VOSS, Rita de Cássia Ribeiro. Cinema em sala de aula: identificação e projeção no ensino/aprendizagem da Língua Inglesa. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 8, n. 15, 2009. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/117>. Acesso em 21 dez. 2021.
BEFORE SUNRISE. Direção de Richard Linklater. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1995.
BRANDEN, Kris van Den. The Role of Teachers in Task-Based Language Education. Annual Review of Applied Linguistics, v. 36, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1017/S0267190515000070>. Acesso em 21 dez. 2021.
ELLIS, Rod. Task-Based Language Learning and Teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.
ELLIS, Rod. Planning and task-based performance: Theory and research. In: ELLIS, Rod (Ed.). Planning and Task Performance in a Second Language. John Benjamins Publishing Company, 2005.
ELLIS, Rod. The Methodology of Task-Based Teaching. The Asian EFL Journal Quarterly, Road Town, v. 8, 2006. Disponível em: <https://www.asian-efl-journal.com/main-editions-new/the-methodology-of-task-based-teaching/index.htm>. Acesso em 21 dez. 2021.
JOY, J. John Love. The duality of authenticity in ELT. The Journal of Language and Linguistic Studies, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: <https://www.jlls.org/index.php/jlls/article/view/111>. Acesso em 21 dez. 2021.
LIN, Yiqng. Analysis of the Teaching Methods between Communicative Approach and Task-based Approach. Academic Journal of Humanities & Social Sciences, v. 3, n. 11, 2020. Disponível em: <https://francis-press.com/papers/3029>. Acesso em 21 dez. 2021.
LONG, Mike. Second Language Acquisition and Task-Based Language Teaching. West Sussex: Wiley Blackwell, 2015.
MIGLIORIN, C. O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. E-Compós, v. 17, n. 1, 2014. Disponível em: <https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1045>. Acesso em 21 dez. 2021.
NUEVO, Ana-Maria. Task complexity & interaction: L2 learning opportunities and development. Dissertação (Mestrado), Georgetown University, Washington DC, p. 2010, 2006. Disponível em:
NUNAN, David. What is task-based language teaching? Task-Based Language Teaching. New York: Cambridge University Press, 2004.
SKEHAN, Peter. A framework for the implementation of task based instruction. Applied Linguistics, v. 17, 1996. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/applin/17.1.38>. Acesso em 21 dez. 2021.
SKEHAN, Peter. A Cognitive Approach to Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.
SKEHAN, Peter. The context for researching a processing perspective on task performance. In: SKEHAN, Peter (Ed.). Processing Perspectives on Task Performance. John Benjamins Publishing Company, 2014.
SPECHT, André Luís; D'ELY, Raquel Carolina Souza Ferraz. Enhancing strategic planning through strategy instruction: the effect of two types of strategy instruction on learners’ oral planned performance. Ilha do Desterro A Journal Of English Language, Literatures In English and Cultural Studies, v. 73, n. 1, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p43>. Acesso em 21 dez. 2021.
SPECHT, André Luís; MENDES, Lenise. "Um nariz de porquinho e uma máscara de lobo": A percepção de alunos do ensino fundamental sobre a contação da história dos Três Porquinhos em língua inglesa. Revista de Letras N@rteamentos, v. 14, n. 36, 2021. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/4441>. Acesso em 21 dez. 2021.
THE PERKS OF BEING A WALLFLOWER. Direção de Stephen Chbosky. Chicago: Summit Entertainment, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.