O cinema no ensino de língua inglesa baseado em tarefas: o desenvolvimento de um ciclo de tarefas utilizando o gênero filme-carta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v11i.12851

Palavras-chave:

Cinema, Ciclo de Tarefas, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento de um ciclo de tarefas (ELLIS, 2003, 2006), que busca trabalhar com o cinema em sala de aula de língua inglesa. Acredita-se que o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) possa auxiliar a explorar o cinema em sala de aula de maneira a potencializar o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos aprendizes de língua inglesa. Para tanto, foi escolhido o gênero cinematográfico filme-carta que compôs a tarefa principal do ciclo, servindo também como base para a sua criação. Após desenvolvido, o ciclo foi avaliado por (futuros) professores de Letras Inglês acerca da sua aplicabilidade. Os resultados desta pesquisa nos ajudaram a entender os potenciais do ELBT no ensino de língua inglesa e, ainda, analisar a eficácia do uso do cinema como uma ferramenta pedagógica a partir da abordagem de tarefas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Machado Antunes, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduando do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, campus de Irati, Paraná. E-mail para contato: gabrielradke4@gmail.com

André Luís Specht, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, campus de Irati, Paraná. Doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. E-mail para contato: andreluisspecht@gmail.com

Referências

AFONSO, Joseline. What role do tasks play in an EFL environment? Unfolding 9th grade learners’ perception on the implementation of a cycle of tasks in the first chapter of ‘Harry Potter and The Sorcerer’s Stone’,. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Inglês, UFSC. Florianópolis, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169076>. Acesso em 22 dez. 2021.

ARAUJO, Alda Regina de; VOSS, Rita de Cássia Ribeiro. Cinema em sala de aula: identificação e projeção no ensino/aprendizagem da Língua Inglesa. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 8, n. 15, 2009. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/117>. Acesso em 21 dez. 2021.

BEFORE SUNRISE. Direção de Richard Linklater. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1995.

BRANDEN, Kris van Den. The Role of Teachers in Task-Based Language Education. Annual Review of Applied Linguistics, v. 36, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1017/S0267190515000070>. Acesso em 21 dez. 2021.

ELLIS, Rod. Task-Based Language Learning and Teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.

ELLIS, Rod. Planning and task-based performance: Theory and research. In: ELLIS, Rod (Ed.). Planning and Task Performance in a Second Language. John Benjamins Publishing Company, 2005.

ELLIS, Rod. The Methodology of Task-Based Teaching. The Asian EFL Journal Quarterly, Road Town, v. 8, 2006. Disponível em: <https://www.asian-efl-journal.com/main-editions-new/the-methodology-of-task-based-teaching/index.htm>. Acesso em 21 dez. 2021.

JOY, J. John Love. The duality of authenticity in ELT. The Journal of Language and Linguistic Studies, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: <https://www.jlls.org/index.php/jlls/article/view/111>. Acesso em 21 dez. 2021.

LIN, Yiqng. Analysis of the Teaching Methods between Communicative Approach and Task-based Approach. Academic Journal of Humanities & Social Sciences, v. 3, n. 11, 2020. Disponível em: <https://francis-press.com/papers/3029>. Acesso em 21 dez. 2021.

LONG, Mike. Second Language Acquisition and Task-Based Language Teaching. West Sussex: Wiley Blackwell, 2015.

MIGLIORIN, C. O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. E-Compós, v. 17, n. 1, 2014. Disponível em: <https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1045>. Acesso em 21 dez. 2021.

NUEVO, Ana-Maria. Task complexity & interaction: L2 learning opportunities and development. Dissertação (Mestrado), Georgetown University, Washington DC, p. 2010, 2006. Disponível em:

NUNAN, David. What is task-based language teaching? Task-Based Language Teaching. New York: Cambridge University Press, 2004.

SKEHAN, Peter. A framework for the implementation of task based instruction. Applied Linguistics, v. 17, 1996. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/applin/17.1.38>. Acesso em 21 dez. 2021.

SKEHAN, Peter. A Cognitive Approach to Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.

SKEHAN, Peter. The context for researching a processing perspective on task performance. In: SKEHAN, Peter (Ed.). Processing Perspectives on Task Performance. John Benjamins Publishing Company, 2014.

SPECHT, André Luís; D'ELY, Raquel Carolina Souza Ferraz. Enhancing strategic planning through strategy instruction: the effect of two types of strategy instruction on learners’ oral planned performance. Ilha do Desterro A Journal Of English Language, Literatures In English and Cultural Studies, v. 73, n. 1, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p43>. Acesso em 21 dez. 2021.

SPECHT, André Luís; MENDES, Lenise. "Um nariz de porquinho e uma máscara de lobo": A percepção de alunos do ensino fundamental sobre a contação da história dos Três Porquinhos em língua inglesa. Revista de Letras N@rteamentos, v. 14, n. 36, 2021. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/4441>. Acesso em 21 dez. 2021.

THE PERKS OF BEING A WALLFLOWER. Direção de Stephen Chbosky. Chicago: Summit Entertainment, 2012.

Publicado

27.12.2021

Como Citar

MACHADO ANTUNES, G.; SPECHT, A. L. O cinema no ensino de língua inglesa baseado em tarefas: o desenvolvimento de um ciclo de tarefas utilizando o gênero filme-carta. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 11, p. e12851, 2021. DOI: 10.69969/revistababel.v11i.12851. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/12851. Acesso em: 27 dez. 2024.