O cinema no ensino de língua inglesa baseado em tarefas: o desenvolvimento de um ciclo de tarefas utilizando o gênero filme-carta

Palavras-chave: Cinema, Ciclo de Tarefas, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento de um ciclo de tarefas (ELLIS, 2003, 2006), que busca trabalhar com o cinema em sala de aula de língua inglesa. Acredita-se que o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) possa auxiliar a explorar o cinema em sala de aula de maneira a potencializar o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos aprendizes de língua inglesa. Para tanto, foi escolhido o gênero cinematográfico filme-carta que compôs a tarefa principal do ciclo, servindo também como base para a sua criação. Após desenvolvido, o ciclo foi avaliado por (futuros) professores de Letras Inglês acerca da sua aplicabilidade. Os resultados desta pesquisa nos ajudaram a entender os potenciais do ELBT no ensino de língua inglesa e, ainda, analisar a eficácia do uso do cinema como uma ferramenta pedagógica a partir da abordagem de tarefas. 

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Biografia do Autor

Gabriel Machado Antunes, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduando do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, campus de Irati, Paraná. E-mail para contato: gabrielradke4@gmail.com

André Luís Specht, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, campus de Irati, Paraná. Doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. E-mail para contato: andreluisspecht@gmail.com

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Publicado
2021-12-27
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Como Citar
MACHADO ANTUNES, G.; SPECHT, A. L. O cinema no ensino de língua inglesa baseado em tarefas: o desenvolvimento de um ciclo de tarefas utilizando o gênero filme-carta. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 11, p. e12851, 27 dez. 2021.