PRORROGAÇÃO - Chamada para publicação em seção temática - Dossiê - 2023

2023-07-31

Ementa:

Fatores individuais intervenientes no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais

Organizadoras:

Aline Silva Gomes
Doutora em Língua e Cultura – UFBA
Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – UNEB

Maria Luisa Ortíz Alvarez
Doutora em Linguística Aplicada – UNICAMP
Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística – UNB


Com base nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada (LA), neste dossiê temático tem-se por objetivo reunir textos que abordem acerca de diferentes fatores individuais intervenientes na aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. Entende-se a LA como um campo de estudo autoconsciente que se preocupa em encaminhar soluções sistemáticas para questões reais de uso de linguagem. À vista disso, acredita-se que desenvolver pesquisas sobre o papel das diferenças individuais que incidem na aprendizagem de línguas é uma questão que merece um tratamento cuidadoso, objetivo e explícito da parte dos linguistas aplicados.

Ao analisar as investigações que vêm sendo realizadas no Brasil, nas últimas décadas, na referida área, observa-se que ainda há uma carência de estudos sistemáticos relativos aos fatores individuais envolventes no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. Em outras palavras, trata-se de um tema que faz parte da agenda da LA que precisa ser mais bem explorado.

Ressalta-se a importância desta proposta, em relação ao ponto de vista científico, dado que visa contribuir de forma cumulativa para a área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. Em linhas gerais, este dossiê abordará o tema proposto a fim de obter uma melhor compreensão acerca do papel das variáveis individuais que interferem na aprendizagem de línguas. Assim, se busca contribuir de modo a superar diferentes lacunas existentes acerca do tema escolhido, dando voz a diferentes estudos.

Considera-se este dossiê relevante, também, não apenas para a área acadêmica e científica em que se insere, mas, principalmente, para a área social, pois tem como propósito contribuir, de alguma maneira, para a melhoria do processo formativo de aprendentes e de futuros professores de línguas, em diferentes contextos educacionais.

Nesta chamada da Babel – Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras –, um periódico acadêmico editado pelo Departamento de Linguística, Literatura e Artes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus II), se acolhe artigos originais resultantes de estudos que abordem a influência dos seguintes fatores individuais: motivação; estratégias da aprendizagem; autonomia; autoestima; ansiedade; idade, atitude e crenças. Contudo, vale ressaltar que esta publicação poderá abarcar pesquisas sobre outras variáveis individuais que incidem na aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais.

Esta edição temática reunirá manuscritos como esse foco, sem restrições de natureza metodológica.

Os textos em acordo com esta ementa devem ser submetidos ATÉ 04 DE SETEMBRO DE 2023. Todo processo ocorre no próprio sistema da revista. Não serão aceitos materiais enviados por e-mail.