Trajetória de vida e formação costurando e construindo uma prática pedagógica
Abstract
Resumo: Nosso modo de viver, agir, costumes, maneira de pensar e interagir com os outros são construídos no decorrer da nossa vida e formação, ou seja, é o que vemos, vivemos e experienciamos que constrói as nossas identidades. A memória seleciona fatos vividos que serão lembrados ou esquecidos durante nossa trajetória, e são essas “informações do passado” que durante o processo acadêmico direcionarão a pratica em sala dos docentes em formação inicial. Logo, a pesquisa Trajetória de vida e Formação: Costurando e Construindo uma Prática Pedagógica, é uma investigação sobre a construção da Práxis Pedagógica antes da formação acadêmica, partindo do princípio que, durante o estágio curricular, o docente em formação inicial ainda não possui algumas experiências metodológicas e didático pedagógicas e a universidade não colabora para isso eficaz e eficientemente. Diante disso, resulta o problema: Onde os (as) licenciandos (as) constroem uma Práxis Pedagógica para realizar o estágio e em que medida sua história de vida e leitura contribuem para sua atuação nesse estágio? Essa pesquisa, tem como objetivo: Averiguar em que perspectiva a história de vida atrelada às leituras (da palavra, literárias e de mundo) influenciam (ou não) na prática pedagógica dos professores em estágio curricular e tem como suporte teórico Delory-Momberger (2008), Freire (2013), Kenski (1991), Lima e Pimenta (2012), Souza (2008), entre outros. Para o desenvolvimento desta, percorreremos um caminho metodológico: 1)leitura e fichamentos de teóricos relacionados aos temas propostos; 2)escolha da turma e aplicação de questionários para seleção dos participantes; 3)entrevistas narrativas, que serão transcritas, analisadas e separadas por categorias para discussão. O projeto em questão, é de grande significância para discussão dessas práticas construídas no processo de estágio, avaliando a possível influência da experiência de vida e leitura de docentes em formação inicial, levando em consideração a construção da sua identidade acadêmica e profissional.
Palavras-chave: História de Vida. Leitura. Práxis.