Concepções sobre Análise Cognitiva
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Resumo
Este artigo expõe um relato de experiência sobre o curso da disciplina Análise
Cognitiva I contemplando desde um breve apanhado de sua construção até as atividades
desenvolvidas, ressaltando as concepções descobertas sobre o termo análise cognitiva para
possível definição e caracterização. Para tanto, é feita uma sucinta descrição histórica no
âmbito do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
(DMMDC) e análise de diferentes artigos presentes no Portal de Periódicos Capes mediante
metodologia criada pela disciplina, presente no doutorado em questão. Após busca e estudo
dos dados verificou-se que a análise cognitiva consiste em um campo emergente com raízes
nas ciências cognitivas, mas que as extrapola, pautado na multirreferencialidade. Quanto ao
estado da arte relacionado às pesquisas na plataforma Capes pode-se inferir que há
continuação da expansão do tema e que mesmo possuindo definições ainda possui lacunas
quanto a aspectos metodológicos e epistemológicos para maior completude do campo análise
cognitiva. Por fim, este artigo defende que o conhecimento precisa ser traduzido, transduzido
e socializado e que estes são o foco central da análise cognitiva.
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