Gestão do Conhecimento e Difusão Científica na Universidade Pública

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Tiago Santos Sampaio

Resumo

A sociedade do conhecimento tem como uma das suas características definidoras a
centralidade da informação em diversos processos sociais, marcadamente, na reconfiguração
do conhecimento como principal recurso nas organizações contemporâneas. Nesse contexto,
a Gestão do Conhecimento assume acentuada relevância nos setores privados e públicos,
uma vez que estes necessitam rever suas atuações no que tange aspectos como gerenciamento
de processos, pessoal e tecnologias. Pensando nas especificidades do setor público e em seus
princípios como a legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, este artigo,
derivado de pesquisa de doutorado em sua fase inicial, objetiva discutir as relações entre a
Gestão do Conhecimento e a Difusão Científica no âmbito das universidades públicas. Para
tanto, em alinhamento com a etapa qualitativa da pesquisa, opera-se, metodologicamente,
uma revisão teórica e conceitual, por meio das quais são repertoriadas e discutidas
definições da Gestão do Conhecimento e da Difusão Científica, visando extrair destas
algumas potencialidades para a atuação das universidades públicas, em consonância com
seus princípios institucionais previstos na legislação brasileira. Enquanto resultados, além
desta discussão, tem-se a apresentação de elementos de um modelo de Gestão do
Conhecimento para a administração pública, cujas proposições podem representar
contribuições no sentido de aprimorar a Difusão Científica nas universidades públicas.

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Como Citar
Sampaio, T. S. (2019). Gestão do Conhecimento e Difusão Científica na Universidade Pública. RIANCO, 1(1). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/anco/article/view/9477
Seção
Artigos