Análise Cognitiva: uma discussão a partir da análise de cinco artigos retirados dos Periódicos Capes
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Resumo
O artigo apresentado traz uma investigação preliminar sobre a Análise Cognitiva,
enquanto possibilidade de análise de produção acadêmica. Uma das intenções é apontar para a
possibilidade de afirmação do campo como uma metodologia analítica da
multirreferencialidade de aspectos do conhecimento. Assim, o trabalho apresenta a análise de
quatro artigos retirados de cinco bases de pesquisa da Capes (2018 – 2019) e uma tese
publicada no repositório da Universidade Federal da Bahia no ano de 2014 para verificar a
frequência do termo “análise cognitiva” e se apresentava definição. Adotamos a metodologia
da análise cognitiva, enquanto campo multirreferencial de conhecimento, uma vez que
procura explicar e entender os processos implicados na cognição. A metodologia se
desenvolve a partir da busca coletiva em artigos e publicações, a partir uma análise crítica e
interativa, privilegiando sistemas estruturais do conhecimento, tais quais, científico,
tecnológico, afetivo, religioso, artístico, dentre outros. Concluímos que apenas a Tese de
doutorado analisada trazia elementos que demonstram a definição do termo e, a preocupação
na difusão do conhecimento de forma socializada e pública para que todos os agentes
envolvidos tenham a oportunidade de integrar esse processo de apreensão do conhecimento.
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