ANÁLISE SEMIÓTICA: BISCOITOS ARTESANAIS COMERCIALIZADOS NA FEIRA LIVRE DE VITÓRIA DA CONQUISTA
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Resumo
O objetivo desse artigo foi verificar a aplicabilidade de um mecanismo teórico metodológico na análise da comercialização de determinado fabricante biscoito artesanal, utilizando como base a literatura semiótica de Pierce, Santaella e outros teóricos, para analisar os signos verbais, não verbais, visuais, olfativos, sonoros e combinados, presentes nesse ramo de atividade, suas interações e sensações passadas ao receptor, bem como, a busca das classes desses signos identificados no boxe de comercialização, levando em consideração que o nome fantasia do empreendimento é o principal meio de comunicação entre o produtor e o consumidor, no ponto de venda ao momento da compra do produto. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa, no intuito de utilizar a semiótica primeiridade, secundidade e terceiridade, sustentada pela técnica da observação para a compreensão dos signos que envolvem a fabricação artesanal dos biscoitos e a sua comercialização, bem como para sugerir os aprofundamentos necessários das entrevistas, que serão realizadas em momento futuros, quando da pesquisa de campo. No que diz respeito à semiótica, pode-se afirmar que o uso dos signos está presentes e eles são envolventes. Portanto esse estudo corrobora na ampliação da semiótica em ambientes poucos estudados, como os biscoitos da feira livre de Vitória da Conquista.
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