TEOPOIÉTICA GRUPAL: UM ESTUDO DA TÉCNICA DE GRUPO OPERATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO MATRIZ PARA ANÁLISE COGNITIVA

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Adilton Dias Santana

Resumo

Este trabalho tem como tema TEOPOIÉTICA GRUPAL: Um estudo da técnica de grupo operativo como matriz de análise cognitiva autopoiética transacional com gestores da educação básica para a difusão do conhecimento. Apresentamos como objetivo geral: Analisar os processos cognitivos e os estilos de liderança/comportamento dos gestores da educação básica, através da técnica de grupo operativo para a difusão do conhecimento, assim, propõe-se, responder a seguinte questão: Como se configura os vínculos e as matrizes de aprendizagens cognitivas dos gestores da educação básica? O método pensado para esta pesquisa caracteriza-se abordagem qualitativa, participativa, com características de pesquisa formação, através do método de análise cognitiva transacional, em que utilizamos abordagens teóricas/epistemológicas da teorização polilógica Galefiana, conceito de autopoiésis de Maturana, grupo operativo de PichónRivière, Analise Transacional de Erick Berne, configurando uma metodologia própria e apropriada que denominamos de “Teopoiética Grupal” apresentando resultados satisfatórios da análise cognitiva dos gestores e dos processos internos de aprendizagens colaborativas através de uma experiência em grupo.

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Como Citar
Santana, A. D. (2024). TEOPOIÉTICA GRUPAL: UM ESTUDO DA TÉCNICA DE GRUPO OPERATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO MATRIZ PARA ANÁLISE COGNITIVA. RIANCO, 2(1). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/anco/article/view/20887
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adilton Dias Santana, UFBA

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador (1992) e mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2003). MedIadora Judicial e Extrajudicial e Instrutora de Mediação Judicial pelo CNJ. Aluna do Doutorado do Programa de Doutorado Multinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - UFBA - UNEB - IFBA e pesquisadora CNPq. Técnica nível superior em ciências jurídicas Fundação HEMOBA.

Referências

BERNE, Eric. Análise transacional em psicoterapia. São Paulo: Summus, 1985, p.22.

FRÓES BURNHAM, Teresinha. Complexidade, Multirreferencialidade, Subjetividade: trêsreferências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. In: BARBOSA, Joaquim G. (Coord.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: Ed. UFSCar, 1998.

MANIGOT, M. Vetores do Cone. In: Módulo Curso Formação de Coordenadores de grupos Operativos, parte II – Coordenação. Elaboração: Maura Espinheira Avena. Revisão Graciela Chatelain. Uso exclusivo do CIEG. Salvador, 2014. p.25.