TEOPOIÉTICA GRUPAL: UM ESTUDO DA TÉCNICA DE GRUPO OPERATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO MATRIZ PARA ANÁLISE COGNITIVA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como tema TEOPOIÉTICA GRUPAL: Um estudo da técnica de grupo operativo como matriz de análise cognitiva autopoiética transacional com gestores da educação básica para a difusão do conhecimento. Apresentamos como objetivo geral: Analisar os processos cognitivos e os estilos de liderança/comportamento dos gestores da educação básica, através da técnica de grupo operativo para a difusão do conhecimento, assim, propõe-se, responder a seguinte questão: Como se configura os vínculos e as matrizes de aprendizagens cognitivas dos gestores da educação básica? O método pensado para esta pesquisa caracteriza-se abordagem qualitativa, participativa, com características de pesquisa formação, através do método de análise cognitiva transacional, em que utilizamos abordagens teóricas/epistemológicas da teorização polilógica Galefiana, conceito de autopoiésis de Maturana, grupo operativo de PichónRivière, Analise Transacional de Erick Berne, configurando uma metodologia própria e apropriada que denominamos de “Teopoiética Grupal” apresentando resultados satisfatórios da análise cognitiva dos gestores e dos processos internos de aprendizagens colaborativas através de uma experiência em grupo.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BERNE, Eric. Análise transacional em psicoterapia. São Paulo: Summus, 1985, p.22.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Complexidade, Multirreferencialidade, Subjetividade: trêsreferências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. In: BARBOSA, Joaquim G. (Coord.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: Ed. UFSCar, 1998.
MANIGOT, M. Vetores do Cone. In: Módulo Curso Formação de Coordenadores de grupos Operativos, parte II – Coordenação. Elaboração: Maura Espinheira Avena. Revisão Graciela Chatelain. Uso exclusivo do CIEG. Salvador, 2014. p.25.