O CONHECIMENTO INCÔMODO DO INCONSCIENTE: UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA E COGNITIVA

Conteúdo do artigo principal

Geraldo Francisco dos Santos

Resumo

Este artigo, de base teórica, reflete sobre os conteúdos resguardados no inconsciente, buscando realizar uma análise psicanalítica e cognitiva da relação entre a consciência e o inconsciente freudiano. Reafirma, baseando-se em Sigmund Freud, da necessidade constitutiva do aparelho psíquico como um mecanismo para o trânsito e escoamento de energias produzidas pelas experiências vividas pelos seres humanos que, devido à diversidade de conteúdos emocionais, se beneficiam, temporariamente, pela colaboração do inconsciente na absorção daqueles elementos psíquicos que são angustiantes para permanecerem no plano da consciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos, G. F. (2024). O CONHECIMENTO INCÔMODO DO INCONSCIENTE: UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA E COGNITIVA . RIANCO, 2(1). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/anco/article/view/20807
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Geraldo Francisco dos Santos, UFBA

Doutor em Ciências da Educação. Mestre em Estudo de Linguagem. Professor de Artes e Língua Portuguesa. Psicanalista clínico. Doutorando em Difusão do Conhecimento no PPGDC

Referências

BURNHAM, T. F. (e coletivo de autores). Análise cognitiva e espaços multirreferenciais de aprendizagem: currículo, educação à distância e gestão/difusão do conhecimento. Salvador: EDUFBA, 2012.

FREUD, S. O eu e o id, autobiografia e outros textos. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Compahia das Letras, 2011.

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O anti-Édipo - Capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Georges Lamazière. Rio de Janeiro: Imago, 2021.