O CONHECIMENTO INCÔMODO DO INCONSCIENTE: UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA E COGNITIVA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo, de base teórica, reflete sobre os conteúdos resguardados no inconsciente, buscando realizar uma análise psicanalítica e cognitiva da relação entre a consciência e o inconsciente freudiano. Reafirma, baseando-se em Sigmund Freud, da necessidade constitutiva do aparelho psíquico como um mecanismo para o trânsito e escoamento de energias produzidas pelas experiências vividas pelos seres humanos que, devido à diversidade de conteúdos emocionais, se beneficiam, temporariamente, pela colaboração do inconsciente na absorção daqueles elementos psíquicos que são angustiantes para permanecerem no plano da consciência.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BURNHAM, T. F. (e coletivo de autores). Análise cognitiva e espaços multirreferenciais de aprendizagem: currículo, educação à distância e gestão/difusão do conhecimento. Salvador: EDUFBA, 2012.
FREUD, S. O eu e o id, autobiografia e outros textos. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Compahia das Letras, 2011.
DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O anti-Édipo - Capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Georges Lamazière. Rio de Janeiro: Imago, 2021.