Hibridismos, sincretismos e outras milongas: alternativas culturais na sobrevivência do culto dos orixás no candomblé carioca

Autores

  • Dulce Santoro Mendes Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ
  • Claudio São Thiago Cavas Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

Palavras-chave:

Religiosidades cariocas, candomblé, identidades coletivas e particulares.

Resumo

O presente artigo intenciona discutir as alternativas culturais em prática na formação docosmo religioso do candomblé carioca, e como atuam por hibridismos ou sincretismosna composição de uma casa de santo. Procurou-se compreender como estas estratégias de convivência, entre divindades antes cultuadas em diferentes regiões africanas, contribuem para a formação da identidade dos adeptos desta casa. O terreiro e o indivíduo passam a ser o universo onde estas alternativas culturais serão negociadas mútua e continua-mente. Os contextos históricos do Rio de Janeiro, desde o período colonial, as transforma-ções sociais, e a mobilidade dos grupos praticantes das religiões de matrizes africanas apresentados concorreram como panos de fundo dos cenários aonde surgiram religiosidades particulares, considera-das como sincréticas ou hibridas.

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Biografia do Autor

Dulce Santoro Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Geógrafa, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutoranda do programa Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social EICOS IP UFRJ.

Claudio São Thiago Cavas, Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Paris X, Doutor em Psicossociologia de comunidades e Ecologia social pelo EICOS/UFRJ. Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ

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Publicado

2018-01-09