Apresentação do Dossiê
Resumo
A maior parte dos textos aqui reunidos (sete, de um total de nove artigos, além de um ensaio visual) dedicam-se a pensar o cinema
de ex-colônias portuguesas em África, sendo o caso de Moçambique aquele que recebeu maior atenção dos autores, junto, em menor medida, com Angola e Guiné-Bissau. Os demais artigos tratam da produção audiovisual da África do Sul (analisada em um estudo de Paul Cooke) e de Burkina Faso (mais especificamente sobre o filme Yaaba
[1989], de Idrissa Ouédraogo, que recebe a atenção de Lucia Nagib), aos quaisretornaremos em instantes. No momento, nos parece importante sinalizar que, ainda que de certo modo determinado por uma dose inevitável de casualidade, tal recorte não deixa de refletir em alguma proporção o escopo do trabalho do próprio Bamba, interessado na
peculiar articulação entre nacionalismo e internacionalismo que preside a fundação do cinema moçambicano1, dedicado a análises a filmes das mais variadas latitudes africanas, entre os quais burquinenses2, e estudioso dos modelos de recepção da peculiar indústria cinematográfica da África do Sul.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.