Apresentação do Dossiê

Autores

  • Alessandra Meleiro Universidade Federal de São carlos -UFSCAR
  • Lúcia Ramos Monteiro Universidade de São Paulo - USP

Resumo

A maior parte dos textos aqui reunidos (sete, de um total de nove artigos, além de um ensaio visual) dedicam-se a pensar o cinema
de ex-colônias portuguesas em África, sendo o caso de Moçambique aquele que recebeu maior atenção dos autores, junto, em menor medida, com Angola e Guiné-Bissau. Os demais artigos tratam da produção audiovisual da África do Sul (analisada em um estudo de Paul Cooke) e de Burkina Faso (mais especificamente sobre o filme Yaaba
[1989], de Idrissa Ouédraogo, que recebe a atenção de Lucia Nagib), aos quaisretornaremos em instantes. No momento, nos parece importante sinalizar que, ainda que de certo modo determinado por uma dose inevitável de casualidade, tal recorte não deixa de refletir em alguma proporção o escopo do trabalho do próprio Bamba, interessado na
peculiar articulação entre nacionalismo e internacionalismo que preside a fundação do cinema moçambicano1, dedicado a análises a filmes das mais variadas latitudes africanas, entre os quais burquinenses2, e estudioso dos modelos de recepção da peculiar indústria cinematográfica da África do Sul.

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Biografia do Autor

Lúcia Ramos Monteiro, Universidade de São Paulo - USP

Pesquisadora em pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2007) e doutorado (2014) em Estudos cinematográficos e audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. É também doutora (2014) em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo.

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