Uma experiência docente: reflexões sobre história da África e razões para desracializar o que nunca deveria ter sido racializado
Resumo
O presente artigo objetiva discutir questões relacionadas com a forma como é compreendida a História do continente africano no Brasil, e de como esta necessita ser repensada, propondo a sua desracialização, bem como o estabelecimento de fronteiras entre o que é África e Brasil. A discussão em questão foi pautada na análise das ementas das disciplinas do eixo África, do curso de licenciatura em História do campus II da Universidade do Estado da Bahia, tomando como parâmetro uma concepção diversa da que se encontra presente em parte significativa dos docentes que lidam com a história do continente africano.
Downloads
- Visualizações do Artigo 224
- PDF downloads: 303
Copyright (c) 2017 África(s) - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras - PPGEAFIN.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.