A ESCOLA E A EDUCAÇÃO MOÇAMBICANAS NO PERÍODO COLONIAL E PÓS-INDEPENDÊNCIA: PERSPECTIVAS E PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICO E AXIOLÓGICO

Autores

  • Rosa Alfredo Mechiço Universidade Pedagógica de Moçambique em Maputo.

Resumo

 

Este artigo objetiva analisar, a partir de uma contextualização histórica, a transformação educacional em Moçambique, sob as balizas das raízes históricas da educação moçambicana. Deste modo, evidencia-se o sistema educacional colonial marcado pela discriminação social e racial, indicando o empenho pela edificação de uma educação e escola moçambicanas do período pós-independência. De forma inequívoca, este período configura-se como a síntese que insere o sistema educacional a nível nacional após a conquista da independência e a nacionalização (estatização) da educação. Rigorosamente, este período resulta da ruptura deliberada e consciente com o período colonial. A educação e a escola moçambicanas, graças à nacionalização (estatização), foram instrumentos de construção e consolidação de uma nova sociedade e do Homem Novo.

 

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Biografia do Autor

Rosa Alfredo Mechiço, Universidade Pedagógica de Moçambique em Maputo.

Bacharel em Ciências de Educação (UCM), graduada em Ciências Religiosas (ISMMA), graduada e Mestre em Educação/Ensino de Filosofia e Doutora em Filosofia (UPM).

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Publicado

2024-12-31