JUSTIÇA SOCIAL E O KUKHENDLA NA TRADIÇÃO AFRICANA: REFLEXÕES À LUZ DOS PRINCÍPIOS DE RAWLS

Autores

  • Pedrito Carlos Chiposse Cambrão Universidade Zambeze/ Moçambique
  • Itélio Joana Muchisse Universidade Católica de Moçambique em Xai-Xai.
  • Estrela Rosa Langa Zandamela Universidade Católica de Moçambique em Xai-Xai

Resumo

O artigo debruça-se sobre a tema da justiça social na prática tradicional conhecida por Kukhendla. O objetivo do mesmo é refletir e estabelecer a relação desta prática com os princípios da justiça, na teoria da justiça social de John Rawls. O argumento que se procura sustentar é o de que as práticas culturais podem ser legitimadas pelas comunidades, por serem praticadas nessas culturas por muitas gerações. Todavia, elas podem, ao mesmo tempo, estar em conflito com certos princípios da justiça causarem desequilíbrio nas relações sociais, com especial enfoque para o âmbito familiar. A discussão que se levanta é fundamentada nos dois Princípios da Justiça de John Rawls, apresentados no seu livro “Uma Teoria da Justiça”: o princípio da liberdade igual e o da diferença. A metodologia usada para o estudo consistiu na aplicação de algumas entrevistas, análise de conceitos e reflexão sócio-filosófica, buscando relacionar esta prática com a justiça social e a distribuição de recursos. A conclusão a que se chega é a de que a prática do Kukhendla pode influenciar negativamente nas liberdades civis, assim como pode ser impulsionadora de desigualdades sociais alicerçadas em condições, geralmente, de corrupção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedrito Carlos Chiposse Cambrão, Universidade Zambeze/ Moçambique

Doutor em Sociologia pela Universidade do Porto. Docente da Universidade Zambeze.

Itélio Joana Muchisse, Universidade Católica de Moçambique em Xai-Xai.

Licenciado em Ensino de História e Filosofia pela Universidade Save; Mestrando em Direitos Humanos, Justiça e Paz; Docente da Universidade Católica de Moçambique em Xai-Xai.

Estrela Rosa Langa Zandamela, Universidade Católica de Moçambique em Xai-Xai

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde, Mestranda em Direitos Humanos, Justiça e Paz pela Universidade Católica de Moçambique em Xai-Xai. 

Downloads

Publicado

2024-01-18