DAS ARTES SONORAS AFRICANAS E SUA CIRCULAÇÃO:

O PROTAGONISMO ATLÂNTICO DO ARCO MUSICAL DA CAPOEIRA

Autores

  • Josivaldo Pires de Oliveira UNEB DEDC XIII

Resumo

Os arcos estão entre os instrumentos musicais mais antigos da história das civilizações e foram identificados nas sociedades africanas entre os registros mais remotos. Fazem parte do patrimônio sonoro das culturas autóctones de África e dispersaram por grande parte do mundo, influenciando suas artes musicais. Este foi o caso dos arcos monocórdios como as mbulumbumbas e hungos de Angola, que no Brasil se tornaram conhecidos por urucungo ou berimbau de barriga, ocupando lugar no conjunto sonoro da capoeira. No presente trabalho procuro explorar um pouco dessa dimensão Atlântica das artes sonoras africanas, a partir da circulação dos arcos musicais entre Angola e Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josivaldo Pires de Oliveira, UNEB DEDC XIII

Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Professor Adjunto do Colegiado de História da UNEB/XIII e do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da UNEB/V. Coordenadot do Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico (LEAFRO/UNEB-XIII).

Downloads

Publicado

2023-01-02