O PAPEL DA LÍNGUA NA INTERPRETAÇÃO DAS CULTURAS EM ÁFRICA

Autores

  • Alexandre António Timbane UNILAB - Campus dos Malês
  • Pansau Tamba Universidade Pan-Africana, Camarões.

Resumo

o presente artigo é o resultado de uma pesquisa documental e bibliográfica que apresenta a situação sociolinguística de África e as suas classificações linguísticas. O artigo aprecia o valor das línguas nas tradições e na cultura, analisando assim, alguns proverbios africanos como evidências de que a língua carrega a visão do seu povo. Faz-se uma análise crítica das políticas linguísticas falhadas na África. O texto chama atenção para o estimulo à valorização das línguas africanas como um caminho ideal para a preservação da cultura enquanto o mais importante patrimônio da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre António Timbane, UNILAB - Campus dos Malês

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela UNESP-Brasil. Professor adjunto da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, Bahia.

Pansau Tamba, Universidade Pan-Africana, Camarões.

Mestrando em Intérpretação de Conferências pela Universidade Pan-Africana, Camarões; Bacharel em Humanidades pela UNILAB, Brasil; Licenciado em Gestão dos Recursos Humanos Pelo ISEG, Senegal.

Downloads

Publicado

2022-09-26