UMA NAÇÃO EM QUADRINHOS

EDIÇÃO, IDENTIDADE E O NACIONAL A PARTIR DE MOÇAMBIQUE POR EDUARDO MONDLANE (1984)

  • Raissa Brescia Reis UFRJ
  • Gabriel Luiz Maia Nascimento

Resumo

Este artigo é resultado da investigação do quadrinho Moçambique por Eduardo Mondlane, de Helena Motta, publicado em 1984, em Maputo, Moçambique, sob os auspícios do Instituto Nacional do Livro e do Disco (INLD), tendo em vista as narrativas, as referências e os repertórios que se constituem, colidem ou concorrem para a representação do nacional no país africano durante os primeiros anos de 1980. A análise tem como fio condutor uma perspectiva centrada no protagonismo de sujeitos históricos africanos e atenta para as especificidades da fonte em sua materialidade e na constituição de repertórios textuais, imagéticos e editoriais no período, no espaço e para os agentes estudados, utilizando-se de abordagem téorico-metodológica da história das edições e da leitura.

 

PALAVRAS-CHAVE: História da África; Quadrinhos; Edição; Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Brescia Reis, UFRJ

Professora Adjunta-A de História da África no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora e Mestre em História Social da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora pela Université de Bordeaux Montaigne.

Gabriel Luiz Maia Nascimento

Licenciado em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bacharel em Design Gráfico pela Universidade FUMEC e mestrando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG.

Publicado
2021-11-24
Métricas
  • Visualizações do Artigo 97
  • PDF downloads: 68