RPG e Independência da Bahia
Desafios, jogabilidade e experiências na construção de um material paradidático gamificado
Palavras-chave:
RPG, Educação, História, Independência, Bahia, Escravidão, JogoResumo
O presente artigo é baseado no relatório final do produto “Independência é liberdade? Escravidão, liberdade e resistência na independência da Bahia” e tem o objetivo de apresentar uma breve discussão sobre a construção, desafios e experiências dos produtos paradidáticos construídos: livros de RPG do jogador e guia do professor. Os materiais foram produzidos durante o Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UFRB e revisados e aprimorados graficamente através do Edital Jorge Conceição de 2021 da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O produto tem como público-alvo o ensino fundamental II e ensino médio e se configura como uma linguagem gamificada alternativa e promissora, tendo em vistas seus resultados em experiências anteriores, para abordagem de temas transversais à própria Independência da Bahia e cotidiano de escravizados, como resistência, liberdade e cidadania.
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