RPG e Independência da Bahia

Desafios, jogabilidade e experiências na construção de um material paradidático gamificado

Autores

Palavras-chave:

RPG, Educação, História, Independência, Bahia, Escravidão, Jogo

Resumo

O presente artigo é baseado no relatório final do produto “Independência é liberdade? Escravidão, liberdade e resistência na independência da Bahia” e tem o objetivo de apresentar uma breve discussão sobre a construção, desafios e experiências dos produtos paradidáticos construídos: livros de RPG do jogador e guia do professor. Os materiais foram produzidos durante o Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UFRB e revisados e aprimorados graficamente através do Edital Jorge Conceição de 2021 da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O produto tem como público-alvo o ensino fundamental II e ensino médio e se configura como uma linguagem gamificada alternativa e promissora, tendo em vistas seus resultados em experiências anteriores, para abordagem de temas transversais à própria Independência da Bahia e cotidiano de escravizados, como resistência, liberdade e cidadania.

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Biografia do Autor

Sandro Augusto da Silva Cerqueira Júnior, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA)

Professor de História da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Possui graduação em Licenciatura em História e Mestrado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 

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Publicado

2023-08-06

Como Citar

Cerqueira Júnior, S. A. da S. (2023). RPG e Independência da Bahia: Desafios, jogabilidade e experiências na construção de um material paradidático gamificado. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 365–392. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/17604