Primavera e a quebra da semente

Potências de um devir mulher para traçar caminhos outros

Autores

Palavras-chave:

Artes Visuais, História da arte, Feminismo

Resumo

O seguinte trabalho tem como objetivo realizar uma análise da condição feminina e dos papéis de gênero apoiado numa linha teórica pós-estruturalista e de estudos da teoria critica feminista a respeito da história da arte ocidental, tensionando então, por meio de uma pesquisa em arte, as forças de potência subversiva que atuam a partir do corpo feminino. A pesquisa conta com experiências e experimentações artísticas dentro do desenvolvimento de obras pela artista que o escreveu e até em processos do desenvolver artístico dentro do estágio em artes visuais. Partindo da problemática de que as estruturas de colonização do corpo e dos territórios sempre procuram meios para reescrever e cravar sua história como forma de dominação, a referente pesquisa compreende que a história da arte não retrata comportamento diferente com o corpo feminino. Dessa forma, a poética de Primavera que aqui se  conceitua age, então, como uma força de devir-mulher que se manifesta irônica e contraposta às formas autoritárias de poder, verdades absolutas e dispositivos de dominação criados segundo a premissa de uma sociedade historicamente binária, e misógina. Isto posto, considera-se que: por uma força Primaveril se dá início a produção de subjetividade atrelada a desobediência das formas estabelecidas e experimentação híbrida aos processos. Logo, o trabalho é designado para que englobe e execute uma conversa contemporânea sobre o local da mulher na arte se descobrindo como um processo de territorialização e reterritorialização de agenciamentos.

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Biografia do Autor

Priscila Castro de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Priscila Souza, artista independente e gerente de projetos, graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) atuando principalmente nos seguintes temas: arte, ilustração digital, pintura e arte publicitária.

Roberta Stubs, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Roberta Stubs, doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista. Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do DOBRA, grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença.

Referências

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Publicado

2023-08-06

Como Citar

Souza, P. C. de, & Stubs, R. (2023). Primavera e a quebra da semente: Potências de um devir mulher para traçar caminhos outros. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 130–152. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/15022