A educação escolar pública para as populações campesinas no município de Vitória da Conquista/Ba
Aspectos históricos e políticas públicas desde os primórdios do século XIX aos dias atuais
Palavras-chave:
Educação do/no Campo, Educação Rural, História da EducaçãoResumo
O presente artigo busca apresentar os elementos constitutivos que marcaram a história e o atendimento da escolarização nas comunidades campesinas do município de Vitória da Conquista/Ba, verificando como foram e estão sendo atendidas as demandas educativas dessas populações por meio das políticas públicas implantadas pelos sistemas de ensino na atual conjuntura. Temos como objetivos refletir acerca da história de atendimento da escolarização das comunidades campesinas no município lócus de investigação; identificar as políticas públicas implantadas pelo sistema municipal de ensino para atendimento das populações campesinas do município de Vitória da Conquista/Ba e analisar as atuais políticas públicas implantadas no município conforme estas foram explicitadas quanto ao atendimento das demandas apresentadas pelas comunidades campesinas nos seus processos de escolarização. A abordagem metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa e com fins exploratórios. Como instrumentos de coleta e produção de dados, optamos pela entrevista semiestruturada e análise documental. A partir de entrevistas semiestruturadas, utilizamos a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os participantes da pesquisa são três professoras da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista. Chegamos a conclusões, ainda inconclusas, de que o município lócus de pesquisa, a partir do ano de 2007, retrocedeu às velhas práticas do período que antecedeu a luta dos povos campesinos por uma educação pensada por e para estes sujeitos.
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