Dispositivos contra hegemônicos em vozes insubmissas no Sul da Bahia
Resumo
Nesse artigo sobre a escrita de mulheres negras da microrregião Ilhéus-Itabuna, apresentamos a literatura como lugar de insurgência e de emergência das ancestralidades afrodiaspóricas. Por tais vias, escritoras negras ressignificam o conceito de literatura na contemporaneidade, mas ainda sofrem os impactos do racismo estrutural constituinte do Cânone Literário. Diante de protocolos perenes do patriarcado branco, Karen Oliveira, Eloah Monteiro, Kali Oliveira e Tereza Sá apresentam seus versos e suas narrativas, entram na cena da disputa pela criação de processos estéticos e propõem formas inventivas de construção de conhecimento e validação epistemológica de suas obras.
Palavras- chave: Cânone Literário; Literatura Afro-feminina; Epistemologia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.