Educação preta
Desafios para além de uma educação formal brasileira em busca da re-existência
Resumo
A Questão da Educação Brasileira coloca-se, no âmbito dos esforços do Estado brasileiro, como formalidade, tanto no que tange aos moldes institucionais quanto aos modelos curriculares. Sob a ótica apontada por Renato Noguera, Luís Rufino Rodrigues e Muniz Sodré que, dos “desvãos celestes da metafísica”, entendem que a Educação Brasileira produz, reproduz e coisifica as histórias negras, considera-se a importância e necessidade de se fazerem valer outras epistemologias que promovam o rompimento com a epistemologia da “branquidade”, ou “branquitude”, com o sentido de manter as estruturas brancas como modelo eugênico/comportamental à Educação Preta. Propõe-se uma Pedagogia da re-existência, conforme reclama Ailton Krenak no que se refere à consciência indígena das suas diversidades e história. A Pedagogia da re-existência preta pressupõe a construção de um locus preto a partir das referências filosóficas africanas e suas relações tetraléticas com a natureza e a espiritualidade.
Palavras-chave: Educação Formal; Educação Preta; Epistemicídio negro; Re-existência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.