Do Barro à Cerâmica
Da etnografia dos saberes à economia criativa
Resumo
Este é um relato da experiência da implantação do núcleo de produção de cerâmica tradicional, executado depois de um longo trabalho prático e de um estudo de caso referente aos povos Pataxó de Porto Seguro, BA. Esse projeto esteve focado na retomada da cerâmica como alternativa de educação e geração de renda, na perspectiva de uma Tecnologia Social, criada a partir dos conhecimentos ancestrais dos povos tradicionais envolvidos. É uma proposta de intervenção, apoiada por uma pesquisa-ação, que partiu dos modos dos saberes e fazeres das comunidades tradicionais e chegou a um currículo verdadeiramente decolonial para o curso técnico de Artesã em cerâmica. Estando relacionado aos saberes tradicionais do barro, nosso trabalho, partiu da compreensão de que esses saberes desencadeiam processos e práticas sociais e suas ações, podem ser consideradas como potencialmente formadoras e educadoras. Tivemos por objetivo observar, implantar, registrar e avaliar o potencial da cerâmica como ocupação arte-educativa, como retomada e com forte apelo social potencialmente gerador de renda. Estivemos observando as relações e contradições no contexto sociocultural e as implicações dessa retomada cultural de fazeres e sabres ancestrais no quotidiano da comunidade da Aldeia da Jaqueira em Porto Seguro, Bahia. Lançamos mão de metodologias dialógicas para isso, já que o projeto se apoiou em aportes teóricos da Antropologia Social, da Pós-colonialidade, dos fundamentos das relações étnico-raciais, da economia criativa e solidária e da economia da cultura.
Palavras-chave: Tecnologia Social; Saberes Pataxó; Retomada Cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.