Os Amanayé

Autores

Palavras-chave:

Etnologia, Povos Indígenas, Povo Amanayé

Resumo

O texto de Curt e Metraux contribui para os estudos etnológicos brasileiros, configurando-se como um registro importante para as lutas do Povo Amanayé. O texto apresenta no primeiro tópico uma discussão sobre a língua, o território e a história Amanayé, podendo proporcionar elementos para caminhos de retomada e revitalização linguística dos Amanayé, bem como referenciar estudos do território e história dos Amanayé. No segundo tópico o texto se debruça a uma descrição acerca da cultura dos Amanayé. Neste tópico, Nimuendajú e Metraux nos trazem informações em subtópicos sobre as formas de subsistências, moradias, roupas, barcos, manufaturados, armas, a produção do fogo, organização social e política, instrumentos musicais, tabaco e bebidas. O texto pode ser útil, ainda, no trabalho com a Lei 11.645/2008, sendo um rico material para ser trabalhado na formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Tássio Borges Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Pedagogia: Docência e Gestão dos Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional - UFRJ e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Fez o Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com a supervisão de Elizabeth Macedo. Compõe o grupo de pesquisa "Currículo, Cultura e Diferença" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e é coordenador do grupo de pesquisa "Currículo, Diferença e Formação de Professorxs". É professor adjunto do Departamento de Educação (DED) de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais - PPGER/UFSB.

Ronnielle de Azevedo-Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialização em Educação Ambiental na Universidade Federal do Pará, Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou na Rede Pública Estadual do Pará, período em que enfatiza um projeto vinculando Filosofia e a Educação Prisional em Marabá-PA. É professor de Filosofia no Campus Rural de Marabá-PA do Instituto Federal do Pará. Tem experiência de pesquisa em Filosofia, Ontologias, Educação Ambiental, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Currículo. Pesquisa atualmente saberes tradicionais no Vale do Tocantins-Araguaia, etnoenvolvimento, currículos em etnoenvolvimento, educação escolar indígena, filosofias outras e transcolonialidades.

Referências

AGUIAR, 1851; ALENCASTRE, 1857; ARQUIVOS DA INSPECTORIA, 1942; BAENA, 1885; BRUSQUE, 1862, 1863; CRUZ, 1874; CUNHA, 1852; DANIEL, 1840; DODT, 1873; EHRENREICH, 1892; PRAZERES, Francisco de Nossa Senhora dos, 1891 ; GAMA MALCHER, 1878; LANGE, 1914; MARQUES, 1864; MEERWARTH, 1904; MENDES DE ALMEIDA, n.d. ; MOREIRA PINTO, 1894; NIMUENDAJU, 1914 (notas não publicadas); PLATZMANN, 1896; RIBEIRO, 1848 (1870); RIBEIRO DE SAMPAIO, 1812; SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS [SPI], 1942; SOUZA FRANCO, 1842 ; VILLA REAL, 1848.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Silva, P. de T. B., & Azevedo-Lopes, R. de . (2022). Os Amanayé. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 641–647. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14653