El camino de un profesor negro en la educación superior
El caso del profesor Francolino Gonçalves de Queiroz Neto
Palabras clave:
História de la educación superior, Trayectoria profesional, Intelectual negroResumen
El artículo tiene como objetivo analizar la trayectoria profesional del profesor negro Francolino Neto, a partir de una metodología de abordaje cualitativo y análisis documental, con el apoyo de fuentes como periódicos y fotografías. Como aporte teórico a las relaciones raciales, se buscaron los estudios de Gomes (2001) y los estudios de Pastore y Silva (2000). Para comprender la cuestión de los negros en la educación y la enseñanza superior, nos apoyamos en los estudios de los autores Arboleya, Ciello, Meucci (2015) . Asimismo, se presentó el concepto de intelectual negro a partir de las ideas de Pereira (2019). Se trata de una investigación en curso sobre “Un estudio de caso: los profesores de la UESC y la política educativa de las relaciones étnico-raciales (1970-2020)”, en la Maestría Profesional en Educación. Los resultados parciales indican que el prejuicio arraigado en la sociedad brasileña necesita ser deconstruido, sin embargo, este proceso de desmitificación del prejuicio y la segregación social no ocurre en un corto espacio de tiempo. Es necesario partir de la educación básica, educando a los individuos para vivir en sociedad, sin reproducir el tema de los prejuicios. También se identificó que el profesor Francolino Neto desempeñó todas las funciones profesionales y tributos sin evidencia, registrada, de cualquier forma de prejuicio de color o raza en el ámbito público.
Descargas
Citas
ATLAS DA VIOLÊNCIA. Organizadores: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2019). Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/19/atlas-da-violencia-2019> Acesso 15/08/2021.
ARBOLEYA, Arilda; CIELLO, Fernando; MEUCCI, Simone. “Educação para uma vida melhor”: trajetórias sociais de docentes negros IN: Cadernos de Pesquisa v.45 n.158 p.882-914 out./dez. 2015.
BAHIA NOTICIAS. Família doa biblioteca do professor Francolino Neto para a Uesc. 2007. Disponível em: < http://www.bahia.ba.gov.br/2007/09/noticias/governo/familia-doa-biblioteca-do-professor-francolino-neto-para-a-uesc-2/> Acesso em 08-08-2021.
BRASIL. LEI Nº 12.990, DE 9 DE JUNHO DE 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12990.htm#:~:text=Reserva%20aos%20negros%2020%25%20(vinte,economia%20mista%20controladas%20pela%20Uni%C3%A3o> Acessado em 08/05/2021.
BRASIL. LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%207.716%2C%20DE%205%20DE%20JANEIRO%20DE%201989.&text=Define%20os%20crimes%20resultantes%20de,de%20ra%C3%A7a%20ou%20de%20cor>.Acessado em 08/05/2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. D.O.U. de 30.8.2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 24 Abr. 2021, às 21:00.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
Burke, Peter Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência Histórica / Peter Burke; tradução Vera Maria Xavier dos Santos. – 1.ed. – São Paulo: Editora Unesp Digital, 2017.Disponível em: Acesso em 12-10-2021.
CARNEIRO, José Reinaldo Antunes; CHAVES, Niltonci Batista. O USO DO JORNAL COMO FONTE DE PESQUISA HISTÓRICA: Um estudo do jornal “O Tibagi” In.: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. V.1, Sec. Educação do PR,2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_hist_artigo_jose_reinaldo_antunes_carneiro.pdf> Acesso 15-10-2021.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. In: I Colóquio NEIA, Alteridades em Questão, promovido pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade) 18 de dez. de 2001. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.formacaocaleidos.com.br/files/Educacao-e-Indentidade-Negra.pdf> Acessado em 02/05/2021.
IPEA. Ação Afirmativa e População Negra na Educação Superior: acesso e perfil discente 2020. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35893&Itemid=448> .Acesso em 25/07/2021.
NASCIMENTO, Carlos Valder. Temas jurídicos: Estudos em homenagem ao professor Francolino Gonçalves de Queiroz Neto. Ilhéus: Editus, 1998. 258p.
OLIVEIRA, Evaldo Ribeiro. Negro Intelectual, Intelectual Negro ou Negro-Intelectual: significados presentes na literatura. IN: Congresso brasileiro de pesquisadores negros-COPENE. (RE) existência intelectual negra e ancestral. Uberlândia- MG, 2018.Disponivel em: http://www.copene2018.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1530406687_ARQUIVO_evaldooliveira_texto_pronto_copene.pdf Acesso 9-10-2021
PASTORE, J.; SILVA, N. do V. Mobilidade social no Brasil. Prefácio de Fernando Henrique Cardoso. São Paulo: Makron Books, 2000. 98 p.
PEREIRA, Paulo Marcos Revista. INTELECTUALES NEGROS E NEGROS INTELECTUALES: BREVE REFLEXIÓN SOBRE EL CONCEPTO. Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 1, n. 1, p. 61-72, jan./abr. 2019.
NETO, Francolino. Entrevista concedida ao Projeto Testemunhos da história. Ilhéus, CEDOC/UESC 1999.
PETRUCCELLI, José Luís. A Cor Denominada: estudos sobre classificação étnico - racial. Rio de Janeiro: DP & A, 2007.
SANSONE, Livio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil / Livio Sansone ; tradução : Vera Ribeiro. - Salvador : Edufba ; Pallas, 2003.
SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Subsídios teóricos para construção de uma metodologia para análise de documentos e Política Educacional. In: SHIROMA, E. O. DOSSIÊ: Uma metodologia para análise conceitual de documentos sobre política educacional. Florianópolis, 2004.
QUEIROZ, Francolino Neto. Crime e comunidade cacaueira: temas de direito penal e penitenciário. [Salvador]: Ed. Distr. de Livros Salvador, 1984.
QUEIROZ, Francolino Neto. Estante da academia. Ilhéus: Editus, 2001.
QUEIROZ, Francolino Neto. Reflexões acadêmicas. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1990.
IBGE. Estudos e análises informações demográficas e socio econômicas nº2. Org.: PETRUCCELLI,José Luiz; SABÓIA,Ana Lúcia. Características Étnico-raciais da População: Classificações e identidades. Rio de Janeiro,2013. Disponível em: Acesso em 01-08/2021.
IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual, 2019.Disponivel em:< https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6408#resultado> Acesso 12-10-2021
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.