“The Wave”

Cinema, authoritarianism, and transformation

Authors

Keywords:

Classroom; Role of the teacher; Movie

Abstract

This work had the objective of discussing the film “The Wave” as a promising way to debate the authoritative waves in the field of education, in light of the contributions of Paulo Freire, also dialoguing with the reflections of Gaston Bachelard about the scientific spirit, of Deleuze and Guattari related to art as a power of thought and still by Alain Bergala on "fragment pedagogy" for the reading of cinematographic images. The film “The Wave” presents two versions for the cinema (1981 and 2008) and its current status and relevance sustain, above all, the times in which we live. The narrative is based on real facts, in which a professor in the United States has worked with autocracy with students at Middle School in the last two years of the past century, a time of several questions about social inequalities. “The Wave” raises many possibilities for debates that are also interesting, concerning both the role model of the teacher and the pression of the social group. In any case, the authoritarian waves in education and the possibility of transformation are of particular relevance to adolescents, a public that has worked in the classroom in the film. This is, a crucial period, in the formation of identities, debate which is the most urgent and relevant in recent times.

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Author Biographies

Isabela Cabral Félix de Sousa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Bacharel e Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Educação Internacional/Intercultural pela University of Southern California (USC). Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é pesquisadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e docente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz (PPG-EBS/IOC). É pesquisadora tanto do grupo de pesquisa Estudos Comparados em Formação Científica como do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). 

Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor é Bacharel e Licenciada em Letras, com Graduação em Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Graduação em Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006), na qual defendeu uma tese acerca das relações entre as narrativas poéticas literárias e suas transposições para a linguagem cinematográfica, tomando como escopo de análise o cinema brasileiro. Foi docente concursada no Magistério Estadual do Rio de Janeiro, entre os anos de 1985 e 1993, tendo atuado, no Colégio Estadual Dídia Machado Fortes (1985/1988), no Colégio Estadual Antônio Prado Júnior (1988/1993) e no Colégio Estadual Ernesto Farias (1988/89). Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro exerceu, de 1989 a docência de Língua Portuguesa e Literatura e a formação inicial de licenciandos de Letras, da mesma Universidade, tendo se aposentado em 2014, chegando a Docente Titular do Setor de Língua Portuguesa do CAp/UFRJ. Desde 2015, atua como servidora concursada no cargo de Pesquisadora em Saúde Pública, no Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC-PROVOC), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Nesta instituição atua, dede 2017, como docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde e também, desde 2016, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, no Curso de Ciência, Arte e Cultura na Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Coordena, desde agosto de 2019, o Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc) e é integrante, desde 2017, do grupo de pesquisa ?Estudos Comparados em Formação Científica?, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e também, desde 2009, do grupo de pesquisa ?Currículo e Linguagem Cinematográfica?, coordenado pela Profa. Adriana Fresquet, também cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e da Sociedade Brasileira da História da Ciência (SBHC). Tem larga experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, cinema brasileiro, narrativa poética, em sua interface com a filosofia e educação, dedicando-se, nos últimos anos, também a pesquisas acerca das relações entre arte e ciência e, de modo mais específico, sobre essas relações em processos formativos no Ensino Médio e em outros níveis e modalidades de ensino. 

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Published

2023-08-06

How to Cite

Sousa, I. C. F. de, & Mayor, A. L. de A. S. (2023). “The Wave”: Cinema, authoritarianism, and transformation. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 09–23. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/15054