Espaços acadêmicos e a colonialidade:

o pensamento decolonial como confronto às estruturas de poder

Authors

Keywords:

Decolonial Thinking, Science Against Hegemonics, Institutional Racism, Social Movements

Abstract

This article, the result of studies during the Master's in Education Sciences, aims to reflect on how the consequences of colonialism and coloniality are still present in our social and academic milieu, promoting exclusions, erasures and silencing of populations subalternized by the canon of hegemonic science . Thus, it discusses the coloniality of power, being, knowledge and gender in the construction of modern science in a context of regulation/emancipation and appropriation/violence, promoted by the abyssal lines between the Old and the New world and between subalternized groups and privileged groups. Thus, it reflects on the paths of decolonial thinking and the strengthening of knowledge-emancipation, from actors and social movements that enable the confrontation of power structures.

 

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Author Biographies

Kenia Adriana Reis Silva, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Mestra em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/ Portugal. Graduada em Pedagogia com ênfase em Educação Básica pela Universidade do Estado da Bahia; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade São Bento da Bahia. Coordenadora Pedagógica da rede municipal de Lauro de Freitas, atuando no Ensino Fundamental I numa escola em território quilombola. Tem interesse em estudos decoloniais, envolvendo questões socioculturais, de patrimônio e de valorização dos povos indígenas e em diáspora africana. Integrou comissões para o desenvolvimento de políticas púbicas educacionais.

Carlos Eduardo Carvalho de Santana, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002);Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2005) ; Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2015); Pós - Doutor, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Conselheiro Municipal de Educação (CME), na Cidade do Salvador. Conselheiro Municipal do FUNDEB, na cidade do Salvador ; Pesquisador no Grupo de Pesquisa Memoria da Educação da Bahia PROMEBA / PPGEDUC/UNEB. Coordenador da REMEMU - Rede de Memória da Educação Municipal / PROMEBA / PPGEDUC / UNEB; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Historia e Interculturaridade - GPEHI / UFS; Docente Titular na - Faculdade Integrada Ipitanga ? FACIIP/UNIBAHIA; Docente Titular no Instituto de Educação Satyro Dias ? IESD/FAC. Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Salvador ? SMED/PMS. Diretor Pedagógico - IESD / FAC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Quilombola, Educação escolar Quilombola, Educação para as relações étnico-racial; Cultura afro - indígena , formação do educador.

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Published

2021-12-15

How to Cite

Silva, K. A. R., & Santana, C. E. C. de. (2021). Espaços acadêmicos e a colonialidade:: o pensamento decolonial como confronto às estruturas de poder. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 486–503. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13094

Issue

Section

Dossiê: Branquitude e racismo estrutural na Universidade