Anseios do Jovem do Candomblé: insurgências e proposições

Authors

Keywords:

Anxieties; Young; Candomblé.

Abstract

The desires of Candomblé young people require, in contemporary times, deeper and more sensitive attention concerning their religion.  The main objective of this essay is to open up worlds to analyze how Candomblé has been constituted with the insertion and desires of young people.  Soon we think that it is in this constant exercise that the religions of African origins are aggregated.  We inherited the tradition from the past, considering that we need to add to Candomblé's new civilizing values ​​to face the structural prejudice hovering over the cult of the Orixás. Young people today are justified in entering Candomblé, due to numerous factors, such as social, cultural, philosophical, etc.  Therefore, we know that the conception of a Candomblé youth differs from many aspects that the older ones see as a single path to be followed.  Therefore, the Candomblé youth, with its incessant desire, to take the knowledge of its peoples to other stages, recognizing them, valuing them, aggregating them, in the face of current demands.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elder Pereira Ribeiro, Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB)

Gay negro, santamarense, professor, escritor, Babá Egbé do Ilê Axé Idan, Bacharel em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas pelo (CECULT/UFRB), Licenciando em Pedagogia pela (UniAraguaia – Centro Universitário). Especialista em Antropologia e Fundamentos da Educação Social pela (FACUMINAS), Mestrando em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pelo (CAHL/UFRB), com período de tirocínio docente na graduação em Licenciatura em Pedagogia da (UERJ), sob supervisão da Profa. Dra. Stela Guedes Caputo. Atualmente, é professor de Ensino Religioso e Cultura Afro-Brasileira na Escola Municipal Profa. Stela Mutti. Pesquisador do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (UFRB/CNPq).

 

Tiago Silva de Oliveira , Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI)

Omo Orixá de Oxum - Iniciado no Ilê Axé Ogbá Odé, Professor de Filosofia na Ong Renapsi, Licenciado em
Filosofia pela Faculdade Batista de Salvador, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Metropolitana.

References

BÂ, Amadou Hampâté. A tradição viva. In: ZERBO, Joseph Ki (org). História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010.

BASTIDE, Roger. 2001. O candomblé da Bahia: rito Nagô. São Paulo: Companhia das Letras.

CAPUTO, Stela Guedes, Educação nos terreiros - e como a escola se relaciona com crianças de candomblé. Rio de janeiro, Pallas: 2012.

DIAS, Claudenilson da Silva. Identidades trans* e vivências em candomblés de Salvador: entre aceitações e rejeições. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo). Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2017.

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson; ODARA, Thiffany. Gênero na encruzilhada: Um olhar em torno do debate sobre vivências trans no candomblé. Revista Periódicus, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 50–72, 2021.

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Corporalidades em abertura: os candomblés e percursos da resistência incorporada. Revista Humanidades & Inovação, UNITINS, v.7, n. 25, p. 79-87, 2020.

FERNANDES, A. de O. Espirais da linguagem de Exu: por uma filosofia do Òkòtó. Revista Espaço Acadêmico, 18(207), 2018, 04-15.

FREITAS, R. O. de. Jovens de terreiros: ciberativismo e protagonismo juvenil entre integrantes de religiões afro-brasileiras em salvador e região metropolitana. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 20, 2015.

HOBSBAWM, E. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MACHADO, Vanda. Exu: o senhor dos caminhos e das alegrias. VI ENECULT: encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Salvador – BA, 2010. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/wordpress/24929.pdf

MACHADO, Vanda. Irê Ayó: uma epistemologia afro-brasileira. Salvador: EDUFBA, 2019.

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar de memória. Letras, Santa Maria, n. 26, p. 63-81, 2003.

MACEDO, Roberto S. Atos de currículo, formação em ato? Ilhéus: EDITUS, 2012.

MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do Quilombo na África. In: Revista USP, n. 28, São Paulo, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e. Terra, 1996. – (Coleção Leitura).

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. São Paulo: LTC, 1989.

PASSOS, Antonio Marcos. Os jovens, o candomblé e os processos museais. III ENECULT: encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Salvador – BA, 2007. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2007/AntonioMarcosPassos.pdf

PRANDI, Reginaldo. O Candomblé e o Tempo: concepções de tempo, saber e autoridade da África para as religiões afro-brasileiras. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 16, n. 47, p. 1-16, outubro 2001.

KAFURENGÁ, Mam´etu. SANTOS, Maria Balbina dos. Pedagogia do Terreiro: experiências da primeira escola de religião e cultura de matriz africana do baixo sul da Bahia / Maria Balbina dos Santos. – 1. Ed. Simões Filho [BA]: Kalango, 2019.

ALVES, R. Alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2001.

REIS, Rafaela Santos dos; RIBEIRO, Elder Pereira. A Lavagem da Purificação-BA: Cenas, Sensibilidades e a Religiosidade Popular. Sacrilegens, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 212–221, 2019.

SANTOS, M. Stella de Azevedo. Meu Tempo é Agora. 2ª edição. — Salvador: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 2010.

SANTOS, Silvia Maria Vieira dos. Jovem que velho respeita: as experiências e saberes da juventude candomblecista. 2015. 247f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.

SOARES, Emanoel Luís Roque. As vinte e uma faces de Exu na filosofia afrodescendente da educação: imagens, discursos e narrativas. 2008.188f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.

WEBER, Max. Économie e société v. 1. Paris: Plon, 1995.

WILLAIME, Jean-Paul. Sociologia das religiões. São Paulo: Unesp, 2012.

SODRÉ, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015.

Published

2021-12-15

How to Cite

Ribeiro, E. P. ., & Oliveira , T. S. de. (2021). Anseios do Jovem do Candomblé: insurgências e proposições . Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 737–752. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13043