Escritas-resistência
Autoria indígena
Resumo
Os percursos históricos de luta por sobrevivência e transformação do ciclo violento de silenciamentos causados pela colonialidade contra os povos indígenas têm se tornado cada vez mais intensos e multifacetados. As frentes de resistência caminham por vias de territorialização (retomada e demarcação das terras indígenas) tanto quanto pela inserção desses povos em variados espaços de enfrentamento. O presente ensaio convida-nos a refletir acerca de como a escrita indígena, ao evocar vozes de povos indígenas diversos, tem sido instrumentalizada como artefato de resistência. Conceitos como autor/autoria e escritura são trazidos à discussão, especialmente focando em Roland Barthes, Michel Foucault e Jaques Derrida, estendendo o diálogo para as concepções trazidas por Gilles Deluze. Problematizando esses conceitos e sua relação com a escrita-resistência indígena, deslocando-os de categorias constituídas historicamente sob uma ordem dominante, ocidentalizada e patriarcal, o presente ensaio argumenta em torno do surgimento de um corpus literário proposto por escritoras e escritores indígenas que rasura a escrita canônica.
Palavras-chave: escrita indígena, autoria, resistência
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.