Percepções estudantis quanto ao racismo visto pela experiência de uma professora negra
Resumo
O presente artigo apresenta discussões e análises das percepções estudantis quanto ao racismo. Trata-se de trabalho de conclusão do curso de licenciatura em geografia, lecionado na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. A elaboração dessa pesquisa foi proporcionada a partir de experiências decorrentes de atividades do estágio de observação, de coparticipação e regência de classe durante dois anos (2018 e 2019). Foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos estão pautados na observação comportamental e atitudinal dos discentes sobre a questão racial, discussões teóricas sobre o tema, realização de atividades e grupo focal com 15 estudantes de uma escola estadual localizada na cidade de Feira de Santana/BA. Os relatos estudantis ilustram a tenacidade do racismo institucionalizado, suas sutilezas e as reações dos discentes perante situações racistas. Consideramos, também, as situações ocorridas em outros ambientes sociais, como o ciclo familiar, que foi componente enriquecedor para a pesquisa.
Palavras-chave: Racismo institucional; Estudantes; Sociedade; População negra; Professoras/es.
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