RPG e Ensino
Tecendo aprendizagens sobre a História da Independência do Brasil na Bahia
Palavras-chave:
Independência do Brasil na Bahia, Ensino de História; , Jogos de RepresentaçãoResumo
O presente trabalho traz reflexões acerca da experiência de produção de um Jogo RPG sobre a Independência do Brasil na Bahia, o jogo “RPG 2 de Julho”, elaborado no âmbito da tese de doutoramento defendida em 2018 no Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Apesar da temática apresentar em sua trajetória uma bibliografia acadêmica vasta, percebemos que, no âmbito da educação básica, pouco tem sido trabalhado didaticamente acerca do tema. Desta forma, buscamos a difusão de informações e conceitos sobre a independência a partir de uma abordagem lúdica dos jogos de representação. A participação popular na independência, os objetivos de seus participantes, o contexto social, econômico e político da Bahia no período da independência pode ser visitado através da simulação de papeis que corroboram para uma aprendizagem ativa e engajadora. Pretendemos abordar, neste artigo, as tecituras realizadas para elaboração do RPG 2 de Julho, o modo com o saber pedagógico se entrelaça ao saber histórico para produção de um material didático que tem como finalidade o ensino da história.
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