Atenção às vivências acadêmicas

Um estudo bibliográfico sobre evasão no ensino superior.

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Evasão, Vivência Acadêmica, UNEB

Resumo

A vivência acadêmica no ensino superior tem levado a considerável evasão, trazendo prejuízos diversos para as pessoas que não concluem, instituições, a sociedade e a economia de nosso país. A evasão é mais estudada, no país, desde 1995, ainda assim é necessário compreender e atualizar a investigação do que leva ao abandono do ensino superior. Buscamos entender a evasão para, futuramente, elaborar instrumentos que nos permitam investigar as vivências acadêmicas e reunir conhecimentos que incentivem caminhos acolhedores para os discentes. A abordagem desta pesquisa bibliográfica investigativa colocou em pauta informações e dados acerca da permanência e da evasão, presentes na literatura e fontes documentais. Os resultados mostram a complexidade que envolve a vivência acadêmica e a evasão. Além do que, permitiram iniciar a elaboração de projeto de pesquisa da realidade específica de um ‘pequeno’ Campus  universitário e notar a importância do acolhimento e do diálogo para a vivência discente.

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Biografia do Autor

André Heloy Avila, Universidade do Estado da Bahia - Campus XVIII

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia/Campus XVIII (UNEB).

Thamisa Azevedo Schkrab, Universidade do Estado da Bahia - Campus XVIII

Graduanda no curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literatura da Universidade do Estado da Bahia/Campus XVIII (UNEB).

Artur Estelita Santos, Universidade do Estado da Bahia - Campus XVIII

Graduando no curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literatura da Universidade do Estado da Bahia/Campus XVIII (UNEB).

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Publicado

2023-08-06

Como Citar

Avila, A. H., Schkrab, T. A. ., & Santos, A. E. (2023). Atenção às vivências acadêmicas: Um estudo bibliográfico sobre evasão no ensino superior. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 438–458. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/15199