“A Onda”

Cinema, autoritarismo e transformação

Autores

Palavras-chave:

Sala de aula; Papel do professor; Filme “A onda”

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o filme “A Onda” como promissor para debater as autoritárias ondas no campo da educação, à luz das contribuições de Paulo Freire, dialogando também com as reflexões de Gaston Bachelard acerca do espírito científico, de Deleuze e Guattari a respeito da arte como potência do pensamento e, ainda, de Alain Bergala sobre a “pedagogia do fragmento” para a leitura de imagens cinematográficas. O filme “A Onda” apresenta duas versões para o cinema (1981 e 2008) e sua atualidade e relevância sustentam-se, sobremaneira, nos tempos em que vivemos. A narrativa é baseada em fatos reais, em que um professor nos Estados Unidos trabalha a autocracia com alunos do Ensino Médio no final dos anos 60 do século passado, época de muitos questionamentos sobre as desigualdades sociais. “A Onda” suscita muitas possibilidades de debates também interessantes no que toca tanto ao papel do professor como à pressão do grupo social. De todo modo, as autoritárias ondas na educação e a possiblidade de transformação são de particular relevância na adolescência, público-alvo trabalhado em sala de aula no filme. Este é, sem dúvida, um período crucial na formação de identidades, debates dos mais urgentes e relevantes nos tempos recentes.

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Biografia do Autor

Isabela Cabral Félix de Sousa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Bacharel e Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Educação Internacional/Intercultural pela University of Southern California (USC). Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é pesquisadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e docente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz (PPG-EBS/IOC). É pesquisadora tanto do grupo de pesquisa Estudos Comparados em Formação Científica como do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). 

Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor é Bacharel e Licenciada em Letras, com Graduação em Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Graduação em Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006), na qual defendeu uma tese acerca das relações entre as narrativas poéticas literárias e suas transposições para a linguagem cinematográfica, tomando como escopo de análise o cinema brasileiro. Foi docente concursada no Magistério Estadual do Rio de Janeiro, entre os anos de 1985 e 1993, tendo atuado, no Colégio Estadual Dídia Machado Fortes (1985/1988), no Colégio Estadual Antônio Prado Júnior (1988/1993) e no Colégio Estadual Ernesto Farias (1988/89). Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro exerceu, de 1989 a docência de Língua Portuguesa e Literatura e a formação inicial de licenciandos de Letras, da mesma Universidade, tendo se aposentado em 2014, chegando a Docente Titular do Setor de Língua Portuguesa do CAp/UFRJ. Desde 2015, atua como servidora concursada no cargo de Pesquisadora em Saúde Pública, no Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC-PROVOC), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Nesta instituição atua, dede 2017, como docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde e também, desde 2016, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, no Curso de Ciência, Arte e Cultura na Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Coordena, desde agosto de 2019, o Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc) e é integrante, desde 2017, do grupo de pesquisa ?Estudos Comparados em Formação Científica?, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e também, desde 2009, do grupo de pesquisa ?Currículo e Linguagem Cinematográfica?, coordenado pela Profa. Adriana Fresquet, também cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e da Sociedade Brasileira da História da Ciência (SBHC). Tem larga experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, cinema brasileiro, narrativa poética, em sua interface com a filosofia e educação, dedicando-se, nos últimos anos, também a pesquisas acerca das relações entre arte e ciência e, de modo mais específico, sobre essas relações em processos formativos no Ensino Médio e em outros níveis e modalidades de ensino. 

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Publicado

2023-08-06

Como Citar

Sousa, I. C. F. de, & Mayor, A. L. de A. S. (2023). “A Onda”: Cinema, autoritarismo e transformação. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 09–23. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/15054