Ode ao tempo perdido ou acerca do que encontrei

Perspectivas poéticas em tempos de radicalidades e práticas desobedientes

Autores

Palavras-chave:

Linhas, Subjetividade, Marcas, Trauma, Artes Visuais

Resumo

Através de uma escrita artística, teórica, acadêmica e biográfica, trago três conceitos fundamentais para a existência desta pesquisa em arte: poética, trauma e linhas. Operou-se com as linhas duras, maleáveis e de fuga, de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1996), e com o conceito trauma com Grada Kilomba (2019) e Suely Rolnik (1993). Portanto, elaboraram-se as seguintes proposições: Como criar em conjunto com o trauma? Como (re)criar a partir do trauma? De que modo as questões subjetivas se apresentam no processo criativo? Como ressignificar ao ponto de formar novas linhas vitais? Como praticar desobediências nas artes, na educação e na vida? Como produzir sentido? Ao decorrer deste estudo, as significações das linhas foram exploradas de forma a formar conexões entre poética e trauma, assim, notou-se que a (re)criação de si ativa novas linhas na tessitura subjetiva. E a produção de sentido, como que em um movimento antropofágico, segue manifestando novas correntes e conceitos e também novas maneiras de agir e pensar.

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Biografia do Autor

Lua Clara Fontes Monteiro Monteiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Artista visual, contemporânea, pesquisadora e membro do grupo DOBRA.

Roberta Stubs, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista. Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do DOBRA, grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença.

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Publicado

2023-08-06

Como Citar

Monteiro, L. C. F. M., & Stubs, R. (2023). Ode ao tempo perdido ou acerca do que encontrei: Perspectivas poéticas em tempos de radicalidades e práticas desobedientes. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 173–189. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/15042