Desobediências de gênero desde a cultura visual

Memes como alternativas políticas e pedagógicas aos entraves das eleições brasileira

Autores

Palavras-chave:

Cultura Visual, Gênero, Política, Memes, Masculinidades

Resumo

Através de imagens compartilhadas nas eleições, por candidatos/as e seus/as apoiadores/as, somos motivados/as a pensar sobre a cultura visual desse contexto e quais são as pedagogias presentes nelas. Neste artigo, entendemos que essas pedagogias tentam ensinar, de forma direta ou indireta, como um/a candidato/a deve se portar, a partir de seu gênero. Mas afinal, como se qualifica um/a candidato/a dentro dessa cultura? Para respondermos a essa pergunta, objetivamos, aqui, analisar memes divulgados nas redes sociais de candidatos à presidente da república do Brasil, enfatizando os dois com maiores intenções de voto de acordo com pesquisas – Jair Messias Bolsonaro e Luís Inácio Lula da Silva. Para tanto, elaboramos uma pesquisa a partir dos Estudos de Gênero e Estudos da Cultura Visual, organizada em dois momentos para além da introdução e considerações: o primeiro, uma apresentação teórica dos Estudos da Cultura Visual; e o segundo, uma análise de 5 agrupamentos de memes divulgados pelos candidatos e/ou por seus/as apoiadores/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kauane Moraes Bernardo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em 2019 concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Primo Manfrinato (CEPM), onde também se dedicou a atividades extracurriculares, como o curso "Empreendedorismo", onde trabalhou no desenvolvimento de um aplicativo com fins educacionais - ONBOOK. É estudante de danças há dez anos. Atualmente é membro da comissão organizadora do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens (ARTEI), a partir do qual desenvolveu a pesquisa intitulada "Me deixe voar: a animação Float (2019) e discussões sobre Gênero, Cultura Visual e Infâncias" pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2021-2022).

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI; Coordenador do Estágio Supervisionado em Artes Visuais (UEM), e artista visual com produções que versam sobre gênero e infâncias. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades. É autor dos livros: "PROVOQUE: Cultura Visual, Masculinidades e ensino de Artes Visuais" (2020), "A vida de um Chuveirando" (2021) e "Não se nasce Azul ou Rosa, torna-se: Cultura Visual, Gênero e Infâncias" (2021); e organizador das coletâneas "Como pode uma Pedagogia viver fora da escola? Estudos sobre Pedagogias Culturais" (2020) e "É de menina ou menino? Imagens de Gêneros, Sexualidades e Educação" (2022).

Referências

BERNARDO, Kauane; BALISCEI, João Paulo. A animação Float (2019) e expressões de gênero e sexualidade na infância: “me deixe voar” como metáfora para “Me deixe ser LGBTTQIA+”. Revista Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v.1, n.11, 2022, p.204-221. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/37008>. Acesso em 04 nov. 2022.

BALISCEI. Provoque: cultura visual, masculinidades e ensino de artes visuais. Rio de Janeiro: Metanoia, 2020.

BALISCEI. Não se nasce azul ou rosa, torna-se: Cultura Visual, Gênero e Infâncias. Salvador: Editora Devires, 2021.

BORRE, Luciana. As Imagens que invadem as salas de aula: reflexões sobre cultura visual / Luciana Borre - Aparecida, SP; Idéias Et Letras, 2010.

CORTÉS, José Miguel. Hombres de mármol: códigos de representación y estratégias de poder de la masculinidade. Barcelona: Editorial EGALES, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Corpos que escapam. Estudos feministas. Brasília, n. 4. ago.- dez. de 2003. Disponível em http://www.unb.br/ih/his/gefem. Acesso em fev. 2021.

PRECIADO, Paul. Quem defende a criança queer? Revista Jangada, Viçosa, n. 1, 2013, p.96-99. Disponível em: <https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/17/2>. Acesso em: 25 abr. 2021.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

2023-08-06

Como Citar

Bernardo, K. M., & Baliscei, J. P. (2023). Desobediências de gênero desde a cultura visual: Memes como alternativas políticas e pedagógicas aos entraves das eleições brasileira. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 62–85. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14991