Caracterização das escolas multisseriadas no México
Resumo
Através de uma análise quantitativa das bases de dados oficiais, o artigo relata as principais características das escolas multisseriadas nos níveis pré-escolar, primário e secundário no México. As escolas multisseriadas são aquelas em que, pelas condições de organização escolar, os professores cursam mais de uma série educacional ao mesmo tempo e em um único espaço. O estudo as caracteriza por meio de critérios determinados pelas localidades onde as escolas estão localizadas: zona rural ou urbana, grau de marginalização e isolamento. Um dos achados da pesquisa é considerar, não o grau de marginalização como elemento determinante no desenho e implementação das políticas educacionais, mas sim o grau de isolamento como variável que pode determinar os elementos constitutivos das escolas multisseriadas.
Downloads
Referências
CANO, Amanda; JUÁREZ, Diego. Educación en los territorios rurales de México: conceptos, dimensión, retos y perspectivas. En: JUÁREZ, Diego; OLMOS, Alicia; RÍOS, Elkin. Educación en los territorios rurales en Iberoamérica. Colombia: Universidad Católica de Oriente, 2020. p. 327- 364.
CONSEJO NACIONAL DE POBLACIÓN- CONAPO. Índice de marginación por entidad federativa y municipio 2015. México: CONAPO, 2016.
CONAPO. Índice de marginación por localidad 2010. México: CONAPO, 2013.
FAVILA, Antonio; NAVARRO, José. Desigualdad educativa y su relación con la distribución del ingreso en los estados mexicanos. Revista de Investigación Educativa, n. 24, p. 75-98, 2017.
ROBLES, Héctor. El Sistema de Indicadores Educativos del Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. México: Seminario internacional de indicadores educativos, 2016.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço e Tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
SECRETARÍA DE EDUCACIÓN PÚBLICA- SEP. Orientaciones Técnico Pedagógicas. Modalidad semiescolarizada. México: SEP- Dirección de Educación Inicial, 2012.
UNICEF Educación. Portal UNICEF México, 2018. https://www.unicef.org/mexico/spanish/educacion.html
UNIDAD GENERAL DE ASUNTOS JURÍDICOS. Artículo 3º constitucional. México: Secretaría de Gobernación, 2019. http://www.ordenjuridico.gob.mx/Constitucion/articulos/3.pdf
- Visualizações do Artigo 479
- pdf (Español (España)) downloads: 154
Copyright (c) 2022 Luis Jair Trejo Alonso, Diego Juarez

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- As/Os autoras/es mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-Non Commercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista (Licença Creative Commons Attribution);
- Incentivar o depósito do artigo, mencionando a fonte original de publicação, em repositórios institucionais ou digitais, em consonância com o Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica, com vistas a ampliar a visibilidade (Veja O Efeito do Acesso Livre).