O amor como prática educativa revolucionária

O compromisso com uma docência amorosa

Autores

Palavras-chave:

Amor, Educação, Prática educativa revolucionária

Resumo

Este ensaio é fruto de um desejo de uma estudante de Pedagogia, de propor, junto a sua professora de Educação das Relações Étnico-Raciais, ambas mulheres negras, reflexões em torno do amor como tema educacional. Partindo da noção de docência comprometida com uma educação amorosa, tomamos definições objetivas que bell hooks propõe sobre o amor, e discutimos sobre a importância de tais definições para que não caiamos em desamor. O amor aqui é compreendido como uma vontade de nutrir o nosso crescimento espiritual e intelectual e o da outra pessoa, também envolvida no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa definição, reconhecemos o amor como prática educativa revolucionária e, em decorrência disso, a necessidade de comprometimento com uma docência amorosa no cotidiano escolar. O objetivo deste ensaio é de fortalecer o caminho daquelas e daqueles que acreditam na possibilidade, através da educação, de forjar um mundo em que seja menos difícil amar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelly Campos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo, integrante do LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias e Secretária Política Estadual das Brigadas Populares-ES.

Débora Cristina de, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela UFPR. Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas (2006) e graduada em Letras - Português/Inglês (2003) pela Universidade do Estado do Paraná, Campus de Paranavaí. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação - DTEPE/CE da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na área da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011 [1996].

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: uma educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. - 2. ed. - São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

SILVA, Vinícius Rodrigues Costa da; NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Políticas do amor e sociedades do amanhã. Voluntas, Santa Maria, v. 10, p. 168-182, set. 2019. Disponivel em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/39954/21316. Acesso em: 11 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Campos, M., & Araujo, D. C. de. (2022). O amor como prática educativa revolucionária: O compromisso com uma docência amorosa. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 300–315. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14450