Pedagogia crítica feminista e assessoria popular
A experiência do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Assessoria para Mulheres (GRITAM)
Palavras-chave:
Pedagogia crítica, bell hooks, Assessoria Popular, Violência de Gênero, FeminismoResumo
O artigo objetiva apresentar as contribuições de bell hooks na área da educação, da pedagogia crítica e da teoria feminista, traçando relações entre a obra da autora e a experiência do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Assessoria para Mulheres (GRITAM), projeto de extensão integrante do Serviço de Assessoria Jurídica (SAJU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que se dedica à assessoria a mulheres cisgênero, transgênero e travestis em situação de violência de gênero. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica mista, dedutiva e indutiva, e com uso de revisão de literatura e relato de experiência. O argumento central sugere que a experiência da extensão universitária em questão, ao trabalhar com gênero e direito das mulheres por uma perspectiva interseccional, permite um processo de politização feminista e constitui um exercício pedagógico crítico dentro do eixo da extensão universitária. Sugere-se que isto é viabilizado tanto pelo objeto de trabalho, os direitos das mulheres, quanto pela estrutura de atuação do grupo, voltada à interdisciplinaridade e protagonismo estudantil.
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