Integração pedagógica da educação camponesa na América Latina:
Concepções, experiências e sujeitos no enfrentamento do ontocídio e do epistemicido
Palavras-chave:
Integração Pedagógica, Educação Camponesa, Ontocídio, Epistemicídio, CampesinatoResumo
O presente escrito tem por objetivo tecer uma reflexão acerca do papel cultural e político que tem desempenhado a educação camponesa para a problematização do ontocídio e do epistemicídio, a partir de concepções educativas, experiências pedagógicas e sujeitos histórico-políticos que primam por reestabelecer os vínculos onto-epistêmicos com os territórios no campo da luta agrária. Para tanto, destacarei as experiências educativo-pedagógicas, seus princípios filosóficos e pedagógicos e sujeitos, erigidas pelas organizações que compõem a Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo (CLOC), organização membro da Via Campesina Internacional. Um argumento central é que estas experiências revelam um processo de integração pedagógica da educação camponesa nos sentidos atribuídos por Paulo Freire (2018), ao tempo que buscam reestabelecer a conexão com um paradigma ontológico e epistêmico na defensa do território.
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