(Re)Pensando o Processo de Ensino-Aprendizagem nas Escolas do Campo
A partir de práticas pedagógicas que contribuem para educação ambiental
Resumo
Este artigo é fruto do desdobramento do projeto de pesquisa de conclusão do curso de Pedagogia realizado numa classe multisseriada do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal João Rocha da Silva (EMJRS), com o objetivo de compreender de que maneira a produção de hortaliças orgânicas pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem a educação ambiental e familiar. Em diálogo com estudantes e professoras desta escola, foi possível perceber a necessidade de trabalhar com esta temática, primeiro, como forma de redirecionar o lixo produzido na escola; segundo, como contribuição às práticas pedagógicas que podem ser empreendidas a partir da produção de hortaliças e suprir possíveis necessidades dos/as alunos/as dentro da própria escola. Assim, para a realização da pesquisa foi necessário um levantamento prévio, com questionário estruturado para perceber como a docente compreendia a importância de práticas pedagógicas voltadas à educação ambiental e familiar nas escolas do campo, utilizando estes elementos de forma interdisciplinar para a EMJRS. Ao pensar nesta pesquisa como uma estratégia pedagógica possível para inovações na educação do campo, capazes de transformar os sujeitos e suas realidades, tivemos como suporte teórico as produções de (CAJAIBA, 2013); (ARROYO, 2011), (CALDART e MOLINA, 2011); (RIOS, 2014). Por compreender a necessidade de “coletar dados junto às pessoas”, escolhi a pesquisa de campo (FONSECA, 2002), com abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório, por entendermos que este tipo de pesquisa proporciona maior familiaridade com o problema investigado (MINAYO, 1996). Utilizamos como instrumentos e técnicas de pesquisa levantamento de dados, entrevista estruturada (questionário fechado), observação das variáveis do objeto em estudo.
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Referências
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