A pedagogia engajada na construção da escola como comunidade
Palavras-chave:
Pedagogia Engajada, Educação como prática de liberdade, escola como comunidadeResumo
A escola como comunidade, que se efetiva na práxis da Pedagogia Engajada em contato ao princípio da educação como prática de liberdade é a utopia da/o/e educador(a/e) crítico-progressista. Partindo de um intercâmbio de ideias entre Adiche (2019); Cavaleiro (2021); Freire (2013; 2020; 2021a; 2021b; 2021c); Guajajara (2019); Nascimento (2016); Rios (2020); Rufino (2019) e hooks (2017; 2019; 2020; 2021), esta produção tem por objetivo anunciar as contribuições político-pedagógicas do pensamento de bell hooks no que tange sua relevância na construção de um novo formato de escola e, por extensão, num novo formato de sociedade. É inevitável afirmar que a práxis pedagógica de bell hooks lança luz sobre nossas práticas docentes de modo a refinar nossa atuação política, crítica e reflexiva na escola de modo a alcançar uma legítima transformação da sociedade.
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