Diálogos entre a Educação do Campo e o desenvolvimento local e sustentável
Resumo
Este texto traz considerações sobre a Educação do Campo e o desenvolvimento local e sustentável, uma parceria essencial para que os povos do campo possam pensar acerca das potencialidades locais como condição para seu desenvolvimento socioeconômico. Objetiva mostrar a relevância da cultura e da identidade campesina, a partir de uma educação que permita acessibilidade ao conhecimento do entorno e possibilite modificar esse entorno de forma construtiva. Para embasar este estudo, recorremos a uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. É fundamental que seja realizado nas escolas do campo um trabalho acerca do desenvolvimento local e sustentável e de suas preocupações ambientais, dado que a educação tem a função de formar cidadãos conscientes a respeito do meio ambiente; isso possibilitará a compreensão de que o ser humano interfere e transforma o meio. Entretanto, é preciso transformar o ser humano, para que este possa contribuir com a sociedade. Sendo assim, a educação tem grande responsabilidade em relação à vivência no campo. Nesse sentido, a Educação do Campo, voltada para o desenvolvimento local e sustentável, contribui para a formação de sujeitos reflexivos e conscientes nessa sociedade tão plural.
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