Diálogos entre a Educação do Campo e o desenvolvimento local e sustentável

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento local e sustentável, Educação, Educação do Campo

Resumo

Este texto traz considerações sobre a Educação do Campo e o desenvolvimento local e sustentável, uma parceria essencial para que os povos do campo possam pensar acerca das potencialidades locais como condição para seu desenvolvimento socioeconômico. Objetiva mostrar a relevância da cultura e da identidade campesina, a partir de uma educação que permita acessibilidade ao conhecimento do entorno e possibilite modificar esse entorno de forma construtiva. Para embasar este estudo, recorremos a uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. É fundamental que seja realizado nas escolas do campo um trabalho acerca do desenvolvimento local e sustentável e de suas preocupações ambientais, dado que a educação tem a função de formar cidadãos conscientes a respeito do meio ambiente; isso possibilitará a compreensão de que o ser humano interfere e transforma o meio. Entretanto, é preciso transformar o ser humano, para que este possa contribuir com a sociedade. Sendo assim, a educação tem grande responsabilidade em relação à vivência no campo. Nesse sentido, a Educação do Campo, voltada para o desenvolvimento local e sustentável, contribui para a formação de sujeitos reflexivos e conscientes nessa sociedade tão plural.

 

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Biografia do Autor

Gláucia Maria Costa Trinchão, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA), em 1984. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ar­quitetura e Urbanismo (FAU/UFBA), desde 1999. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em 2008, no Rio Grande do Sul. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, em 2018. Professora titular de Desenho na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora da Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização em Desenho Registro e Memória Visual) e Stricto Sensu (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade e Mestrado em Educação). Lidera o grupo de pes­quisa Estudos Interdisciplinares em Desenho (CNPq). Coordena o Programa de Pesquisa Integrada: Estudos Interdisciplinares em Desenho (UEFS). Tem experiência na área de Artes, com ên­fase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, cultura, arte, história da educação, especialmente em desenho. Autora dos livros: O Parafuso: de meio de transporte a cartão postal e História da Educação em Desenho: institucionali­zação, didatização e registro do saber em livros didáticos luso-bra­sileiros. Organizadora das coleções: Estudos Interdisciplinares em Desenho (2 volumes), Coleção Ação Referência (2 volumes), em andamento, e a coleção Desenho, Cultura e Interatividade (3 volumes).

Danyelle dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Infantil e Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2019). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UEFS (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Equipe de Estudos e Educação Ambiental (EEA). Realiza pesquisas, principalmente, nas áreas de: Educação Infantil, Avaliação da Aprendizagem, Educação do Campo, Formação de Professores, Políticas Educacionais e Letramento Digital.

Nataly dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Arte e Educação e Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UEFS (2015). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Desenho (GEPEID). Realiza pesquisas, principalmente, nas áreas de: Educação Infantil, Desenho Infantil, Alfabetização e Letramento, e Formação de Professores.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Trinchão, G. M. C., Santos, D. M. dos, & dos Santos, N. F. C. dos. (2022). Diálogos entre a Educação do Campo e o desenvolvimento local e sustentável. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 105–131. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13872

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina