Educação em território rural
Projeto político-pedagógico, currículo e práticas pedagógicas
Palavras-chave:
Currículo, Práticas PedagógicasResumo
Este estudo tem como objetivo analisar as relações estabelecidas entre o currículo e o projeto político pedagógico da escola municipal Milton Pessoa, localizada em Triunfo, estado do Pernambuco no sertão pernambucano. A escola é caracterizada como escola do campo. Interessa-nos os processos formativos realizados, diante da expoente classificação da escola em exames de sistemas estaduais e o destaque em atividades em premiações no âmbito nacional. Assim, estudamos sobre as práticas pedagógicas instauradas in lócus. Isso ocorreu devido a formação dos estudantes oriundos da zona rural, bem como expandir essas discussões para o campo das políticas públicas para as escolas do campo. Como pressuposto teórico acerca do currículo, pautamo-nos nos estudos de Sacristán (2013), Silva (2007), Arroyo; Caldart (2007) e Coelho (2011) para as discussões que envolvem a educação camponesa. Quanto à metodologia, o trabalho adota a pesquisa documental e bibliográfica aliada à pesquisa qualitativa, (GIL, 2002), com nuances etnográficas. Para a coleta de dados, o trabalho utiliza instrumentos variados, tais como: o diário de campo; questionário aplicado aos docentes; relato de vivências e a observação para fins analíticos. Os resultados apontam para um projeto político pedagógico integrado às aspirações da comunidade rural atendida, voltado à formação de sujeitos conscientes, críticos e participativos, reiterado pela organização pedagógica, docentes e de gestão, compromissados com uma formação humana, igualitária, ética e cidadã.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. L. Nas trilhas da educação do campo: reflexões sobre a construção do PPP da Escola Maria Mata, Assentamento São Domingos, Nina Rodrigues – Maranhão. PPGEDUCAMPO – UFRB, 2020.
ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos CEDES, Campinas – SP, 2007.
BARROS, O; HAGE, S. Currículo e educação do campo na Amazônia: referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo. Espaço do currículo, UFPB, 2010.
BETINI, G.. A construção do projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Revista Pedagógica UNIPINHAL – Educ@ação, 2005.
BRASIL. Lei n° 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 22 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, 1997.
CALDART, R. S. Sobre educação do campo. Brasil, 2007.
COELHO, L. R. S. A função social da escola na Educação do Campo. Revista Lugares de Educação, Bananeiras – PB, v.1, 2011.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Orientação Pedagógica: Projeto Político-Pedagógico e Coordenação Pedagógica nas Escolas. SEEDF: Brasília, 2014.
FREIRE, P. Educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176p.
LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MELLO, N. G. Currículo da educação básica no Brasil: concepções e políticas. Brasil, 2014.
PAIVA, I. A. A construção do projeto político pedagógico. In: FOERSTE, ERINEU, FOERSTE, M. S., DUARTE, L. M. S (orgs.). Projeto político pedagógico da educação do campo. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Educação – UFES, 2008.
PIMENTA, S.G; LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
PRADA, L; FREITAS, T.; FREITAS, C.. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Curitiba: Revista Diálogo Educacional, 2010.
SACRISTÁN, J. G. Saberes e Incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Rio de Janeiro: Revista de Educação Movimento, 2016.
SILVA, S. J. D. Saberes e fazeres cotidianos: orientações curriculares para o trabalho pedagógico com a cultura camponesa nas escolas do campo de Mutuípe – Bahia. PPGEDUCAMPO – UFRB, 2016.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. 11ª reimpressão – Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TARDIF, M. Saberes Decentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TRIUNFO. Escola Municipal Milton Pessoa. Projeto Político-Pedagógico. Triunfo – PE, 2021.
VALENTE, J.A. Formação de Professores: Diferentes Abordagens Pedagógicas. In: J.A. Valente (org.) O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 1999.
VEIGA, A. P. I. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.