Educação em território rural

Projeto político-pedagógico, currículo e práticas pedagógicas

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as relações estabelecidas entre o currículo e o projeto político pedagógico da escola municipal Milton Pessoa, localizada em Triunfo, estado do Pernambuco no sertão pernambucano. A escola é caracterizada como escola do campo. Interessa-nos os processos formativos realizados, diante da expoente classificação da escola em exames de sistemas estaduais e o destaque em atividades em premiações no âmbito nacional. Assim, estudamos sobre as práticas pedagógicas instauradas in lócus. Isso ocorreu devido a formação dos estudantes oriundos da zona rural, bem como expandir essas discussões para o campo das políticas públicas para as escolas do campo. Como pressuposto teórico acerca do currículo, pautamo-nos nos estudos de Sacristán (2013), Silva (2007), Arroyo; Caldart (2007) e Coelho (2011) para as discussões que envolvem a educação camponesa. Quanto à metodologia, o trabalho adota a pesquisa documental e bibliográfica aliada à pesquisa qualitativa, (GIL, 2002), com nuances etnográficas. Para a coleta de dados, o trabalho utiliza instrumentos variados, tais como: o diário de campo; questionário aplicado aos docentes; relato de vivências e a observação para fins analíticos. Os resultados apontam para um projeto político pedagógico integrado às aspirações da comunidade rural atendida, voltado à formação de sujeitos conscientes, críticos e participativos, reiterado pela organização pedagógica, docentes e de gestão, compromissados com uma formação humana, igualitária, ética e cidadã.

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Biografia do Autor

Antonio Robson Rodrigues dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAST)

Estudante lotado no curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Educação – GEPLE (UAST – UFRPE), cadastrado no diretório do CNPq.

 

Jane Cristina Beltramini Berto, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAST)

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural – Pós Crítica da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Educação – GEPLE (UAST-UFRPE), cadastrado no diretório do CNPq.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Santos, A. R. R. dos, & Berto, J. C. B. (2022). Educação em território rural: Projeto político-pedagógico, currículo e práticas pedagógicas. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 132–154. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13827

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina