A trajetória de um professor negro no magistério superior
O caso do professor Francolino Gonçalves de Queiroz Neto (1970-1990)
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar a trajetória profissional do professor negro Francolino Neto, a partir de uma metodologia de abordagem qualitativa e análise documental, com o suporte de fontes como jornais e fotografias. Já como aporte teórico para as relações raciais, buscou-se os estudos de Gomes (2001) e os estudos de Pastore e Silva (2000). Para entender a questão do negro na educação e no magistério superior, teve-se o suporte nos estudos dos autores Arboleya, Ciello, Meucci (2015). Também, foi apresentado o conceito de intelectual negro a partir das ideias de Pereira (2019). É uma pesquisa em andamento sobre “Um estudo de caso: professores da UESC e a política da educação das relações étnico-raciais (1970- 2020)”, no Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação. Os resultados parciais apontam que o preconceito arraigado na sociedade brasileira precisa ser desconstruído, entretanto, este processo de desmistificar o preconceito e as segregações sociais não acontecem em curto espaço de tempo. É preciso iniciar desde a educação básica, educando os indivíduos para viverem em sociedade, sem reproduzir a questão do preconceito. Foi identificado, ainda, que o professor Francolino Neto exerceu todas as funções profissionais e homenagens sem indícios, registrados, de qualquer forma de preconceito de cor ou raça no âmbito público.
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