A docência em tempos de pandemia e pandemônio: uma vivência profissional.

Autores

Resumo

O presente relato de experiência se relaciona a pesquisas realizadas sobre materiais didáticos de acesso livre (Common License) e disponíveis online e a estudos acerca das possiblidades pedagógicas das salas de aulas virtuais, os quais foram empreendidos em caráter emergencial, dada a implantação da modalidade de ensino remoto imposta pela pandemia. A realidade de minha comunidade acadêmica (UNEB/Campus XVIII) e contexto mais amplo da educação pública do país e o da situação mundial de pandemia e de reacionarismo se fizeram presentes no acontecer desta ‘e-formação’ compulsória para o exercício docente à distância. Assim, este relato pessoal da preparação para tal modalidade de ensino traz também uma compreensão singular desta vivência, assume um tom de desabafo e destina-se a todos a quem devo agradecer pelo ‘e-trabalho’ que estamos realizando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Heloy Avila, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Adjunto – Universidade do Estado da Bahia – Campus XVIII. Formação Plena em Psicologia pela
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Psicologia (UFES). Doutoramento em Psicologia
(UFSC).

Referências

AVILA, André Heloy et al. Investigação de reconhecimento do Alunado do Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia. In: V TALLER INTERNACIONAL DE PEDAGOGÍA DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR. CD-ROM; Memorias; Universidad 2006. Havana, 2006.

AVILA, André Heloy. Perfil do alunado do Campus XVIII da UNEB (2016). [In:] SILVA, G. J.; SOARES, L.; MASCARENHAS, V.; SANTOS, J. C. (org.). Estudos Culturais: diálogos entre cultura e educação. 1 ed. Jundiaí: Paco Editora, 2018, p. 314-320.

AVILA, André Heloy. PRIMEIRO PERFIL DOS/AS EGRESSOS/AS CAMPUS XVIII – aspectos sócio-demográficos e efeitos da formação superior. In: II SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2014, Eunápolis. Anais [...]. Eunápolis: Universidade do Estado da Bahia, Campus XVIII, 2014. p. 257 – 269.

CAMPOS, Carlos A.; BARDAGI, Marucia P. A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil: uma revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. v. 40, e212214, 2020. [Acessado 27 Junho 2021] , e212214. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703003212214>. Epub 09 Dez 2020. ISSN 1982-3703.

CASTRO, Alexandre K. S. S.; TEIXEIRA, Marco A. P. Evasão universitária: modelos teóricos internacionais e o panorama das pesquisas no Brasil. Psicologia Argumento, v. 32, p 9-17, 2014. [Acessado 28 Julho 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.7213/psicol..argum.32.s02.AO01

COIMBRA, Camila Lima; SILVA, Leonardo Barbosa e; COSTA, Natália Cristina Dreossi. A evasão na educação superior: definições e trajetórias. Educação e Pesquisa [online]. 2021, v. 47. [Acessado 28 Julho 2021], e228764. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228764>. Epub 16 Abr 2021. ISSN 1678-4634.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Panorama da educação: destaques do Education at a Glance 2020 [recurso eletrônico]. – Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. [Acessado 11 maio 2021]. Disponível em: download.inep.gov.br/acoes_internacionais/eag/documentos/2020/Panorama_da_Educacao_2020.pdf

MARQUES, Felipe T. A Volta aos Estudos dos Alunos Evadidos do Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa [online]. v. 50, n. 178, p. 1061-1077, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053147158>. Epub 30 Nov 2020. ISSN 1980-5314.

MATTA, Cristiane M. B.; LEBRÃO, Susana M. G. e HELENO, Maria G. V. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional [online]. v. 21, n. 3, p. 583-591, 2017. [Acessado 11 maio 2021]. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111118>.

VIGOTSKII, Lev S.; LURIA, Alexander R.; e LEONTIEV, Aléxis N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. ed. São Paulo: ícone Editora Ltda., 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Avila, A. H. (2021). A docência em tempos de pandemia e pandemônio: uma vivência profissional. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 803–823. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13236

Edição

Seção

Relato de Experiência (práticas educativas, saberes de mestres populares)