Branquitude e suas Expressões na Carreira de Magistério Superior

Autores

Palavras-chave:

Branquitude, Racismo Institucional, Educação, Subjetividade

Resumo

Este artigo tem como objetivo ampliar discussão dos resultados de pesquisa de mestrado em Educação acerca dos reflexos da branquitude no ensino superior brasileiro, a partir de dois aspectos centrais: “a expressão da branquitude na carreira de magistério superior” e o “privilégio branco”. Por meio de um referencial teórico que discute o racismos institucional na educação à luz dos estudos críticos da branquitude brasileira e estadunidense, buscamos identificar  no processo da integração racial da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 1969 (ano de fundação da instituição) até 2019, localizando, na sub-representação de não brancos, a expressão da branquitude na instituição, assim como no processo de implantação da Lei nº12.711/14, que institui a Reserva de Vagas para Negros/as (RVN) no funcionalismo público federal. A discussão abre caminho para análise de aspectos da racialização da subjetividade e do “privilégio de raça”, que foram analisados a partir de trechos de entrevista realizada com uma docente efetiva há 20 anos instituição. Os resultados encontrados reiteram a complexidade do tema e podem se tornar ainda mais densos quando incluídos em espaços de decisão. Isso demonstra que a compreensão objetiva das desigualdades raciais na universidade precisa de instrumentos objetivos de compreensão do seu efeito, mas estes devem caminhar juntos, com diálogo amplo e transparente, junto aos docentes, favorecendo a “autoconsciência racial” e, logo, potencializando transformações institucionais.

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Biografia do Autor

Adelina Malvina Barbosa Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Ouro
Preto/UFOP. Psicóloga, Faculdade Pitágoras- FAP. Atualmente, é pesquisadora colaboradora no projeto
interinstitucional Promoção da Igualdade de Gênero no contexto da Pandemia da COVID-19.

Margareth Diniz , Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Professora Associada I de Psicologia na Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP. 

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Nunes, A. M. B., & Diniz , M. (2021). Branquitude e suas Expressões na Carreira de Magistério Superior. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 567–589. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13113

Edição

Seção

Dossiê: Branquitude e racismo estrutural na Universidade